Uma ida ao supermercado, ou hipermercado, pode sair bastante dispendiosa se não for bem planeada. Por todo o lado existem promoções, grandes descontos, e "ofertas”. Há que estar com o pé sempre atrás.


supermercado, compras, comprar, consumoEncha o seu carrinho de compras com produtos volumosos. Há muitas pessoas que ao verem o seu carrinho de compras vazio, acham que ainda não compraram o suficiente. Começando pelos produtos de grandes dimensões, evitamos colocar no carrinho artigos desnecessários.

Faça sempre contas. Se não as consegue fazer de cabeça, leve consigo uma máquina de calcular. Por vezes o preço de uma unidade e o preço de duas unidades é praticamente o mesmo. Mas ao ter a palavra "promoção" temos tendência a levar.

compras, comprar, gastar dinheiro, adquirirFaça as compras com uma lista. Tente ao máximo restringir-se a esta.
Compare preços mesmo dentro da loja. Olhe que muitos produtos brancos, não ficam atrás dos produtos de marca. Se não conhece um determinado produto, leve-o e experimente-o. Se não prestar, para a próxima, já não o irá comprar.

Quando realizar comparações, compare o kilo, litro ou unidade. Só assim terá a certeza de conseguir levar o artigo ao melhor preço.

Compare sistematicamente os preços dos produtos. De preferência até entre várias lojas. Só terá a ganhar. Por vezes conseguimos bons negócios ao realizar estas comparações.

Compare o preço de várias embalagens, de vários volumes do mesmo produto.

Olhe bem para as prateleiras. Os produtos que se encontram fora do seu campo visual são mais baratos, encontrando-se nas prateleiras mais baixas ou mais altas.

Verifique sempre os prazos de validade dos produtos.

Você provavelmente já se deparou com produtos frescos, com etiquetas que mostram reduções de -30 e -50% onde vêem as palavras “consumir rapidamente” ou algo parecido. Para incentivar os consumidores a comprar produtos muito próximos da data limite de consumo, os supermercados não hesitam em reduzir os preços. Os supermercados não têm interesse nenhum em colocar os artigos no lixo, e para os clientes é a oportunidade de pagar menos e poupar dinheiro.

Faça as suas compras sempre depois das refeições, visto que se vai às compras de barriga vazia terá tendência a comprar mais.