A poupança de eletricidade permite-nos poupar dinheiro e respeitar o nosso planeta, não contribuindo para a sua degradação. Afinal de contas estamos no topo da cadeia alimentar por alguma razão (espero eu).

Siga as dicas que se seguem, e verá a sua fatura mensal da eletricidade diminuir:

- Quando abandonar uma assoalhada, apague as luzes.

- Um regulador de intensidade de luz (reóstato), também pode ajudar a reduzir o consumo de electricidade. Se possível, utilize sempre iluminação orientada, ou seja, se estiver a ler, basta ligar o candeeiro que está ao seu lado. Não acenda as luzes do tecto.

- Vá substituindo todas as lâmpadas incandescentes que tiver em casa, por lâmpadas de baixo consumo. Na altura de comprar as lâmpadas de baixo consumo são mais caras, mas a longo prazo, como irão consumir menos electricidade, pagar-se-ão com o tempo. As lâmpadas de baixo consumo consomem 6 vezes menos energia, e durão em média, 8 vezes menos.

- Não deixe os seus aparelhos electrónicos em Standby (desligamos e ficam com a luz vermelha acesa). Apesar de não estarem verdadeiramente ligados, o certo é que estão a consumir electricidade.

- Se não está a usar, desligue. Por que raio se não está na sala a ver, porque deixa a TV ligada? Desligue-a.

- Não deixe o telemóvel a carregar durante a noite. Ele vai acabar por carregar, e o tempo restante, vai ficar a consumir electricidade.

- Compre eletrodométicos de classe A.

- Cada vez que abre a porta do forno para espreitar o assado, perde 25% de calor, o que implica que o forno terá de reaquecer (consumir mais!) para voltar à temperatura inicial. Ao cozinhar, aprenda estes 2 truques: cozinhe com as tampas das panelas colocadas, consome apenas um quarto da energia que precisasse se não o colocasse; desligue sempre o forno ou as bocas do fogão alguns minutos antes do previsto – o calor acumulado é o suficiente para continuar a cozinhar os alimentos! Em alternativa, escolha panelas de pressão ou a vapor, permitem uma poupança eléctrica até 70%!

- Para aquecer alimentos, opte pelo microondas em vez do forno ou fogão.

- Os frigoríficos e arcas congeladoras devem estar longe de janelas, portas e do fogão para não os obrigar a trabalhar (e a gastar!) mais.

- Não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico.

- Atenção à porta do frigorífico! Junte todos os alimentos para guardar antes de abrir a porta e tente retirar tudo o que precisa do frigorífico de uma só vez. Certifique-se que a porta fique sempre bem fechada, ao ficar aberta, está a gastar ainda mais do que o habitual!

- Um congelador cheio é mais eficiente do que um vazio.

- Limpe, de forma regular, o gelo acumulado no congelador – muito gelo aumenta o consumo eléctrico!

- As máquinas de lavar loiça e roupa só devem trabalhar com a sua carga máxima e, se possível, de noite, quando as tarifas de electricidade são mais económicas. Consulte a sua empresa de electricidade e descubra em que horário pode poupar!

As máquinas de lavar loiça e roupa gastam mais energia no aquecimento da água, ou seja, basta lavar a 40º em vez de 60º para poupar mais de 40% de electricidade! Se puder, lave com água fria (o ideal para roupa escura, aliás!). Para além disso, a maioria destes electrodomésticos disponibiliza programas económicos, por isso, aproveite-os!

- Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre. Porém, quando a utilizar, não se esqueça, sempre na carga máxima e faça várias secagens seguidas para aproveitar o calor acumulado!

- Reduza o tempo de utilização do aquecimento e ar condicionado,

isolando bem portas e janelas para manter o calor e o frio dentro de quatro paredes. Se puder escolher, opte por vidros duplos – para além de garantir um excelente isolamento térmico, o excelente isolamento acústico vai trazer-lhe muito sossego!

- Nos meses de Verão, mantenha janelas e estores fechados nas horas de maior calor, abrindo-os de manhã ou à noite (quando estiver mais fresco) para arrefecer a casa. Isto pode levar a uma menor utilização do ar condicionado.

- Limpe ou mude o filtro do seu ar condicionado todos os meses – pode poupar até 20% de electricidade! Outro truque: basta manter uma temperatura ambiente de 25º, em vez de reduzir para os 20º, por exemplo, para continuar a amealhar! Em alternativa, escolha as ventoinhas – de tecto ou de pé – são muito mais económicas!

- Adquira um termóstato eléctrico – trata-se de um pequeno termóstato que, ligado ao seu aparelho de climatização, pode ser programado para ligar nos horários mais económicos.

- Baixe a temperatura da água quente. Se o seu esquentador for eléctrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água (provavelmente nem vai notar!) para começar a poupar!

- Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa!