suor, mau cheiro
O suor. O engraçado é que o nosso suor não cheira mal. O mau cheiro resulta da interacção do suor e das bactérias dérmicas. Este cheiro pode ser reduzido através da higiene diária e da utilização de um desodorizante natural que tenha um efeito inibitório sobre o desenvolvimento das bactérias que produzem o cheiro desagradável. E que tal fazer você mesmo o seu desodorizante natural. Siga as dicas abaixo:
Existem compostos que são comuns a cada desodorizante natural, por serem indispensáveis devido às suas propriedades, como é o caso da hamamélis que tem propriedades adstringitivas e das sementes de toranja que possuem propriedades anti-baterianas.

Desodorizante natural de citrinos e lavanda – Este desodorizante proporciona uma sensação fresca e agradável. Num recipiente apropriado para borrifar misture os seguintes compostos: dez gotas de essência de sementes de toranja, dez gotas de essência líquida de toranja, dez gotas de essência líquida de alfazema e 60ml de hamamélis destilada. Agite o recipiente e está pronto a utilizar.

Desodorizante natural de essências – Para a realização deste desodorizante, vai precisar de dez gotas de essência de sementes de toranja, 60ml de hamamélis destilada, dez gotas de essência líquida de cipestre e dez gotas de essência líquida de lavanda. Depois basta envolver todos os compostos num recipiente que possibilite borrifar as axilas sempre que for preciso. Antes da sua utilização deve agitar o recipiente.

Desodorizante natural de salva – Vai precisar de dez gotas de essência de sementes de toranja, cinco gotas de essência líquida de patchouli, dez gotas de essência líquida de salva, 30 ml de essência de salva alcoólica e 30 ml de hamamélis destilada. Depois basta envolver todos estes compostos num recipiente para borrifar e depois de agitar ficar pronto a utilizar.

Desodorizante natural em pó – necessita de sete gotas de essência líquida de lavanda, duas gotas de essência líquida de patchouli, cinco gotas de essência líquida de salva, duas colheres de sopa de argila clara de esteticista e 50g de araruta. De seguida envolva a argila com a araruta e junte uma gota de cada vez das essências líquidas e misture ajudando com os dedos. Posteriormente armazene esta mistura num vaso fechado, e deixe passar alguns dias, para que o pó se estabeleça ileso e para que este seja absorvido pelas essências liquidas.

Desodorizante de ervas – irá precisar de 2,5dl de hamamélis destilada, duas colheres de sopa de tomilho desidratado, duas colheres de sopa de vinagre de maçã que tem propriedade anti-bacterianas, duas colheres de sopa de lavanda desidratada, uma casca de limão fresco maduro e duas colheres de salva desidratada. Coloque as ervas desidratadas em infusão com a hamamélis num vaso fechado num período de sete dias. Posteriormente filtre para um recipiente borrifador e adicione o vinagre de maçã. Misturar muito bem.



Dicas para evitar o mau cheiro:
No verão a transpiração aumenta, pois é o suor que regula a temperatura do corpo. No entanto o mau cheiro do suor pode ser evitado da seguinte forma:
1) fazer uso de um bom desodorante ou desodorizante
2) a higiene das axilas ou sovacos é essencial
3) o tipo de tecido usado influencia bastante
4) a alimentação, em especial as que possuem enxofre, como alho, cebola também provocam o mau cheiro.
5) Não é recomendável usar limão nas axilas para tirar o mau cheiro, pois poderá provocar queimaduras na pele, assim como maizena (amido de milho), talco e pomadas como Minâncora por reter o suor, já que esses produtos absorvem liquido.
6) Produtos como o potássio e o magnésio são excelentes no combate ao mau cheiro do suor, pois além de serem eficientes, têm um custo muito baixo.