Se pensa que comer pouco é a solução para perder peso, engana-se. O organismo, acostumado com pouca comida, vai economizar energia, queimando mais lentamente as calorias. Por isso, opte sempre por um prato com os principais grupos alimentares: carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.


Não coma arroz e batata na mesma refeição.

À noite procure restringir ao máximo o consumo de hidratos de carbono, uma vez que o organismo já não necessita de muita energia para gastar.

Mexa-se mais, coma menos.

Praticar uma actividade física aliada ao início da reeducação alimentar está entre as lições mais importantes não só para quem quer manter o peso ideal, como também para melhorar o bem-estar. Vale a pena lembrar que uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana, já conta como actividade física.

Desista do jejum: Ao ficar em jejum ou



saltar refeições, mais fome irá sentir. Além disso, torna-se muito mais fácil resistir às tentações com o estômago cheio. Outro motivo para fazer várias refeições em vez de passar longos períodos de tempo sem comer é que, desta forma, estará a activar o metabolismo. O segredo é comer várias vezes ao dia – pelo menos seis refeições diárias – e pouco de cada vez.

Tenha sempre snacks, fruta ou iogurtes consigo

Tenha sempre alimentos práticos na mala ou na gaveta do escritório. A escolha fica a seu critério, mas algumas opções recomendadas pelos nutricionistas são frutas ou frutas secas, barrinhas de cereais, iogurte e biscoitos integrais, que satisfazem e têm menos calorias do que uma fatia de bolo, por exemplo.

Se pensa que cortar nos doces é a regra básica de qualquer dieta, engana-se. O conselho é não exagerar! Desde que a ingestão não seja frequente, os doces são permitidos.