sapatos, sapateiro
Os meus sapatos novos estão arranhados! Não acredito! E agora?

É muito frustrante perceber que os nossos sapatos estão arranhados. E quanto mais riscos os sapatos tiverem, pior irá ficar a sua aparência. Vamos ter de os deixar de os usar. Provavelmente teremos de os deitar fora.

Antes de deitar os sapatos fora, saiba que há maneiras de os limpar e de os deixar bonitos durante mais tempo. Alguns dos métodos de limpeza que se seguem utilizam produtos encontrados em nossa casa. Já os outros métodos precisam de substâncias desenvolvidas especificamente para sapatos.

Assim que terminar a limpeza dos seus sapatos, use medidas preventivas para ter certeza que o sapato ficará limpo e bonito.

Use produtos encontrados em casa
De que material são feitos os seus sapatos?
Antes de começar a limpar os seus sapatos, o primeiro é descobrir de que material são feitos os seus sapatos, para podermos utilizar o material correto para os limpar. Couro, camurça, tecidos naturais ou sintéticos precisam de métodos diferentes de limpeza, especialmente ao usar produtos mais fortes.

É fácil distinguir camurça, couro e tecido natural, mas se não tiver a certeza, olhe para a caixa na qual os sapatos foram comprados. Outra alternativa é pesquisar por calçados parecidos na Internet ou perguntar a um vendedor numa sapataria.


Use creme dental (pasta de dentes em Portugal):Para tirar arranhões de couro, couro legítimo, couro sintético ou emborrachados, use creme dental. Com uma escova de dentes, coloque um pouco de pasta e esfregue nos riscos. Ponha um pouco de água para ajudar a pasta a fazer espuma e continue a escovar os arranhões com movimentos circulares. Passe por água para remover a pasta e seque o sapato.


Passe nos riscos removedor de esmalte (verniz das unhas em Portugal): Em couros legítimos/sintéticos e em tecidos emborrachados, use uma bola de algodão e removedor de esmalte (verniz das unhas). O produto não deve conter acetona, já que esta substância pode danificar os sapatos. Despeje o produto num recipiente pequeno e mergulhe uma bola de algodão no mesmo. Passe a bola com o removedor e esfregue nos arranhões até que eles desapareçam.


Use bicarbonato de sódio. Em calçados de tecido, use o bicarbonato. Despeje um pouco de bicarbonato numa tigela, e um pouco de água na outra. Mergulhe a escova na água e depois no bicarbonato. Escove os arranhões. Se não fizer espuma suficiente, molhe a escova de novo e coloque o bicarbonato diretamente no risco, esfregando logo depois. Passe por água ou limpe a mistura quando terminar.


Use detergente para a louça: Nos sapatos de tecido, use um pouco de detergente. Pegue um pano ou uma escova de dentes. Humedeça e esfregue no sapato junto com o equivalente a uma ervilha de detergente. Continue a esfregar até que tenha removido os arranhões.   Passe por água ou limpe o excesso de espuma.


Esfregue uma borracha escolar no arranhão: Este método pode funcionar em qualquer sapato, mas é especialmente útil em camurças. Os sapatos de camurça podem ser muito difíceis de limpar, mas a borracha elimina os arranhões secos. Passe-a delicadamente sobre o risco, tomando cuidado para não danificar o tecido. Continue esfregando até que a sujeira ou arranhão saia, então passe a mão para tirar os restos de borracha.

Usando produtos para sapatos: Procure por produtos próprios para tirar arranhões de sapatos. As lojas de calçado muitas vezes têm produtos feitos especificamente para limpeza de calçados. Eles poderão obter melhores resultados do que os produtos caseiros, já que são feitos para materiais específicos. Preste atenção ao escolher o produto, já que substâncias erradas podem danificar o calçado.
Compre produtos formulados para camurça se o seu sapato é de camurça. Esse material é difícil de cuidar e risca com muita facilidade. Procure por um produto específico para camurça, que geralmente vem em uma garrafa spray. Use conforme as instruções e esfregue os arranhões.
Compre uma escova para sapatos. Há muitos tipos de escovas para tipos diferentes de calçado. As escovas para camurça e couro são feitas para passar e evitar riscos nesses materiais, e ajudarão a dar um bom acabamento.

Use lenços (toalhetes) para limpeza. Muitas lojas de sapatos têm lenços que vêm em embalagens práticas para limpar e polir calçado em qualquer lugar. Alguns arranhões e marcas são fáceis de tirar se estes forem detetados prontamente ou limpar os sapatos com frequência. Por isso, estes lenços são uma forma fácil de se livrar deles rapidamente. Compre o tipo certo para o material do seu sapato.

Dê polimento (engraxe) com graxa ou cera para sapatos. Passar um pouco de graxa na cor certa revitaliza os calçados de couro e suaviza qualquer marca de arranhão. Usando um pano macio, coloque um pouco de graxa ou cera em toda a superfície do sapato. Preste mais atenção às partes que têm arranhões e dê um polimento mais cuidado nelas.



Use um Mr Clean Magic Eraser. O Mr Clean Magic Eraser é usado para tirar arranhões ou manchas de objetos. No entanto a sua utilização poderá ter bons resultados em sapatos. Molhe a borracha e esfregue-a nos riscos do sapato de qualquer material: couro, camurça, tecido natural e etc.
Faça isso até que o arranhão saia por completo.


Evitando mais arranhões


Use um spray de proteção. Agora que os sapatos estão sem nenhum arranhão, previna o aparecimento de novos riscos. Compre um spray protetor numa loja de calçados ou pela Internet. Preste atenção e compre um spray apropriado para o material dos seus sapatos. Passe o spray por toda a superfície do calçado, seguindo as instruções na embalagem. Esse produto ajuda a prevenir novos arranhões e mantém os sapatos com um novo visual, mais bonito.


Dê polimento (engraxe) no seu sapato de couro. Se usou outro método para tirar os arranhões, dê polimento, também. Escolha a cor certa para o couro do seu sapato. Coloque o produto num pano limpo e sem fiapos. Esfregue em toda a superfície do calçado.


Deixe um par de sapatos separado para atividades que sujam mais. É inevitável arranhar calçados, mas dá para proteger os mais novos ou bonitos usando-os apenas em ambientes limpos e com piso. É muito mais difícil riscar um bom sapato de couro se só o usar para trabalhar, em vez de ir para shows e eventos desportivos. Deixe um par de sapatos mais velho por perto para usar quando souber que vai sujar-se.


Estes Métodos podem ser usados para limpar outros objetos de couro, camurça ou tecido, como bolsas, mochilas e maletas.
Experimente outros métodos se um não funcionar. Por exemplo, se não obtiver resultados positivos com a pasta de dentes, tente o removedor de esmalte. Só não esqueça de passar o sapato por água antes de usar outro método.

Finalmente, tenha presente o seguinte:Utilize sempre um produto apropriado para o material do sapato. Uma substância formulada para couro não vai ter bons resultados em camurça, e vice-versa. Usar o produto errado pode danificar ou estragar o sapato.