chule









 Seja porque já sabemos que temos chulé, ou pior ainda, temos a noção que temos chulé, e somos obrigados por esta ou outra situação, a descalçar perto de outros. Ficamos com a nossa confiança em baixo.

Mas o que é o chulé? 

Antes de tentar fazer desaparecer o cheiro a chulé, convém saber do que se trata.
O chulé, tal como o mau cheiro do suor, é o resultado da ação de bactérias na região dos pés, especialmente no peito do pé, quando os pés ficam muito quentes e suados.

O chulé é uma combinação de demasiado suor com bactérias. Essa reação química ocorre quando o corpo humano transpira para que a temperatura no interior do organismo baixe. Começa o processo de transpiração da zona dos pés. Mas como os pés estão normalmente cobertos por calçado, faz com que o suor não tenha hipótese de fugir. Então o suor é fermentado juntamente com as bactérias presentes na pele produzido assim o chulé.

Então como é que nos podemos ver livres do chulé?

a) Lavar e secar diariamente os pés antes de calçar qualquer sapato. Usar sempre meias limpas e não usar os mesmos sapatos durante todo o dia. Deixe os sapatos que usou a "descansar" durante pelo menos um dia. Estas são medidas preventivas.

b) Hidrate os pés com creme que contenha ureia. Pés bem hidratados e sem fissuras são mais resistentes às bactérias que causam o chulé.

c) Use meias sempre meias limpas. Prefira as meias de algodão. Troque-as todos os dias. Meias sujas e suadas são foco de bactérias causadoras dos maus odores

d) Polvilhe pó de talco ou spray anti-séptico nos pés antes de calçar os seus sapatos. Na falta do pó de talco, substitua por bicarbonato de sódio.

e) Limpe o sapato após utilizá-lo. Lave as suas sandálias rasteiras e chinelos. Lave-os com vinagre ou água sanitária. Molhe um pouco destes produtos em algodão e limpe dentro do calçado.

f) Todos os dias, quando chegar a casa, retire os sapatos e borrife álcool setenta por cento, Lysoform, pó anti-séptico, bicarbonato de sódio ou sal fino de cozinha dentro dos sapatos. Deixe os sapatos num lugar fresco, arejado e longe do sol.

g) Evitar calçados de plástico. Preferir sapatos abertos, para o pé conseguir respirar. Usar anti-transpirante, pó de talco ou spray anti-séptico. Hidrate os pés (pés hidratados e sem fissuras são mais resistentes às bactérias que causam o chulé).

h) Banho de água salgada. Aplicar meia xícara (chávena) de sal em cada litro de água. Deixe os pés de molho durante vinte a trinta minutos. Quando terminar, seque completamente os pés.


O Chulé ainda se mantém?

Então, vamos continuar a guerra contra o chulé.

a) Vinagre
O vinagre, graças ao ácido acético, elimina as bactérias dos pés quase que instantaneamente.

Misture uma xícara (chávena) de vinagre de maçã ou de vinho branco em oito copos de água quente. Mantenha os pés na mistura por aproximadamente dez minutos. Após isso, lave-os para tirar o cheiro de vinagre.

b) Óleo de lavanda ou alfazema

A alfazema, também conhecida como Óleo de Lavanda, tem propriedades anti-sépticas e antifúngicas. Basta deitar algumas gotas de alfazema num litro de água morna e deixar os pés dentro desta mistura durante quinze a vinte minutos, todos os dias. Este processo para além de eliminar o chulé, ainda relaxa os nossos pezinhos.

c) Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio neutraliza o pH do suor e reduz as bactérias dos nossos pés. Polvilhe bicarbonato de sódio nos sapatos e meias antes de os usar, ou adicione o bicarbonato de sódio em água morna (uma colher de sopa para cada litro de água) e mergulhe os pés durante quinze a vinte minutos todas as noites durante cerca de uma semana.

d) Água Sanitária ou lixívia
Adicione três colheres (de sopa) de água sanitária para cada quatro litros de água morna. Mergulhe os pés na solução por um período de cinco a dez minutos por dia durante uma semana. Use água sanitária quando lavar as suas meias.

e) Chás
Sabia que o chá preto tem ácido tânico, que ajuda a matar as bactérias que produzem o chulé?  Isso mesmo. Ele também ajuda a fechar os poros, o que reduz a quantidade de suor que alimentam as bactérias.

f) Ferva dois sacos do chá em três xícaras (chávenas) de água quente. Depois adicione a metade de um balde de água normal para baixar a temperatura da mistura. Por fim, mergulhe os pés durante quinze a vinte minutos diariamente durante uma semana.

g) Num litro de álcool junte vinte cravos e dez canelas em pau. Deite a mistura que acabou de fazer num borrifador e todos os dias antes de calçar os sapatos deite um pouco nos pés e no interior dos seus sapatos. O cheiro é muito agradável, e o melhor de tudo, sem chulé! Cuidado: Não deite esta mistura em ténis brancos ou sapatos claros. Este tipo de sapatos acaba por manchar. O álcool mata as bactérias do pé e deixa o pé seco.

h) Esta dica, é mais para quem mora no Brasil. Use creme anti transpirante. Pode ser dos mais baratos. Por exemplo, o da marca Tabu.

O seu sapato cheira a chulé?
Deite dentro dos sapatos bicarbonato de sódio, pó anti-séptico ou sal fino de cozinha. Meta os sapatos para arejar à sombra durante mais ou menos seis horas. Depois retire o sal de cozinha e guarde o sapato. Ele estará pronto para ser usado novamente e sem chulé!

O cheiro a chulé ainda não desapareceu do sapato?
O sal, o bicarbonato de sódio não tiraram o cheiro a chulé do sapato?
Molhe um pouco de algodão em água sanitária. Limpe o interior dos seus sapatos. Não precisa enxaguar. Deixe secar e não use os sapatos durante dois dias.

Outra opção é lavar os sapatos.
Lave os sapatos com sal fino de cozinha. Deixe os sapatos de molho em água salgada e depois lave como costuma fazer. Não use sabão em pó pois aumenta o chulé. Use sabão de coco ou sabão para roupas delicadas.

Se todos os sapatos do seu armário cheiram mal, então limpe-os com água sanitária. Molhe um algodão na água sanitária e limpe dentro do sapato.
Quando a água sanitária secar, coloque bicarbonato de sódio. Deixe o bicarbonato agir durante três horas. Se estivermos a falar de ténis ou sapatos forrados de tecido por dentro, use somente o bicarbonato de sódio. Não limpe com água sanitária.
Passadas as três horas de espera, remova o bicarbonato de sódio e guarde os seus sapatos que estarão agora livres do chulé!


Já agora uma última dica: o chulé, pode ocorrer por deficiência de zinco no organismo. Comer alimentos ricos em zinco como frutas (abacaxi, maçã, banana ou morango), frango, feijão, leite, entre outros, pode garantir pés saudáveis e sem chulé.