dor de cabeca, doente
Sabia que muitas doenças são apanhadas em nossas próprias casas?

Grande parte das constipações e de complicações relacionadas à alimentação (infecção ou intoxicação alimentar, gastroenterite, etc) são contraídas em casa.

Gestos simples, como o modo como armazenamos os mantimentos, ou lavamos a louça, muitas vezes escondem pequenos riscos que passam despercebidos. Seguem-se cinco situações, relacionadas com as nossas casas, que poderão estar a prejudicar a nossa saúde:

1. O uso de esponja

Se não sabe, fica a saber: a cozinha é o local mais sujo da nossa casa. A carne e os ovos crus, por exemplo, apresentam a ameaça de bactérias e parasitas, como a Salmonella, que é um organismo bacteriano que pode causar uma variedade de doenças nos seres humanos e animais.

A maioria das pessoas limpa a sua cozinha com uma esponja. Além da mistura de líquidos e outras sujidades, a esponja de cozinha geralmente transporta inúmeras bactérias e micróbios. A esponja e o pano da loiça (pano de prato no Brasil).

Solução para o problema: Mergulhe a sua esponja numa solução de água sanitária e água antes de limpar mesas, balcões e paredes. Além disso, após o uso, passe bem a esponja por água, e deixe-a a secar em lugar arejado.

Já as esponjas utilizadas para lavar louça, podem ser fervidas durante três minutos, para que sejam esterilizadas. A vida útil recomendada para qualquer esponja é de sete dias.

2. Aspirar o pó

O problema dos aspiradores é que muitas das vezes, pequenas partículas de pó passam através do saco coletor e espalham-se pelo ar. Quem sofrer de Asma e de alergias irá passar um mau bocado, correndo o risco de agravar o seu problema.
Solução: Procure comprar um aspirador de pó com filtro HEPA (do inglês high efficiency particular air, que significa filtro de partículas aéreas de alta eficiência). Esse sistema é capaz de reter as partículas pequenas, impedindo que elas contaminem o ar.

3. Usar travesseiros e colchões

Faz parte do corpo humano, transpirar e perder células da pele, mesmo sem fazer nada. As células e o suor acumulam-se nos travesseiros e nos colchões, colaborando para a reunião de ácaros e de poeira.

Por esta razão, o peso de um colchão duplica a cada dez anos devido ao acumular de cabelo humano, secreções corporais, pêlos de animais, bactérias, produtos químicos, poeiras, ácaros, insetos, e mais uma série de partículas. Após cinco anos, os ácaros constituem 10% do peso de um travesseiro.

Solução para o problema: Utilize capas protetoras no colchão e nos travesseiros. Os lençóis devem ser lavados com água quente todas as semanas.

4. Fazer churrasco

Quando a gordura da carne escorre e cai na grelha quente, acaba por produzir fumo, o que pode causar diversos problemas de saúde.

Solução: Evite fazer carnes usando a sua churrasqueira com muita frequência.

5. Assistir televisão

Ver televisão é um passatempo realizado pela maioria das pessoas. Porém, esse hábito não é nada saudável, pois além de estimular o sedentarismo, muita gente gosta de comer alimentos ricos em calorias durante algum filme ou programa.

Excesso de peso corporal aumentam os riscos de problemas cardíacos, cancro (câncer no Brasil), artrite e uma série de outras doenças.

Solução: Desligue a televisão, e convide um amigo para dar um passeio.