Dicas para levar a sua dieta até ao fim com sucesso

Se tem o seu peso acima do recomendado, não seria bom começar a perder uns quilinhos? Poderá dizer:"Mas eu já tentei e não consegui."

Então aqui vão umas dicas para que esse objetivo seja alcançado:

1) Deixe de beber calorias.
Deixe de beber bebidas gasosas doces. Mesmo os sumos de fruta devem ser consumidos com cautela, porque a sensação de saciedade é menor quando se bebe um sumo de maçã em vez de se comer uma maçã, ainda que o número de calorias seja igual. Logo, o consumidor tem tendência a beber mais e mais sumo para se sentir cheio, acabando por ingerir um volume inesperado de calorias. Beba água.

2) Consuma mais proteínas

Dietas ricas em proteínas e pobres em hidratos de carbono permitem

--> uma perda de peso mais rápida. Mesmo que seja difícil consumir um elevado nível de proteínas sem recurso a suplementos, há alimentos conhecidos pelo seu valor proteico que podem ser integrados no menu diário (sem exageros): ovos, carnes de aves e leite.

4) Coma mais fibras. As fibras, para além de ajudarem a prevenir doenças graves como o cancro do cólon e várias deficiências cardíacas, abrandam o processo digestivo e produzem uma satisfatória sensação de saciedade. As fibras estão presentes nos vegetais, que devem roubar o lugar no prato aos outros alimentos, ou ser adicionados aos seus cozinhados favoritos.

5) Evite 'pecar'.
Como resistir à tentação de comer chocolate ou de comer aqueles 'snacks' salgados? É simples. Não os tenha em casa.

6) Dê mais de 20 mil passos por dia.
Vinte mil passos, equivale a uma caminhada de 20 ou 25 minutos e queima cerca de 100 calorias.

7) Passe menos tempo à frente do ecrã.

Evite, se possível, passar tantas horas sentado à frente da televisão ou do computador. Estar em movimento, mesmo que não constitua uma actividade física intensa, acelera o processo metabólico e evita a acumulação de matéria gorda. Namorar, lavar a loiça, limpar a casa, ir ao café ou espreitar a rua a partir da janela não são exercícios de ginásio, mas fazem bem ao organismo. Estar parado é que não.

8) Trace metas

Assumir que o controle de peso é responsabilidade sua significa dar mais atenção ao seu corpo e não ao seu estômago. Por isso, pergunte-se: Por que quero emagrecer?
Depois de descobrir, o primeiro passo é traçar metas para atingir o seu objetivo.

9) Beba chá em vez de café

A cafeína atua diretamente na insulina, que controla a taxa de açúcar no sangue e pode impedir o emagrecimento de algumas pessoas. Substitua os seus cafezinhos por água ou chás como o de camomila, melissa e erva-doce que não contém cafeína.

10) Atenção à fruta que consome

A fruta tem açúcar simples (frutose) que repõe as energias rapidamente, mas também faz com que o açúcar seja absorvido numa questão de segundos. Se consumir fruta a mais vai engordar, principalmente se consumir as mais “gordinhas” como a manga, jaca e açaí!

11) Deixe de beber refrigerantes
Os refrigerantes são carbohidratos açucarados que não devem fazer parte da vida de quem quer manter um corpo magro ou precisa emagrecer. Como não são nada saudáveis, nem as versões lights ou zero são recomendadas.

12) Cuidado com os cereais!

Os cereais são carbohidratos e muitas vezes estão recheados de açúcar. Prefira as versões sem açúcar e light! Consuma-os com com leite desnatado, iogurte ou com frutas!

13) Na segunda-feira eu vou começar

Qualquer dia é o melhor dia para começar uma dieta, desde que se proponha a isso. Adiar o começo e comer à vontade, resultará em mais trabalho para chegar ao peso que estava quando resolveu fazer dieta. O momento ideal é agora!

14) Chegou ao fim da dieta e nada de perder peso

Não é porque fez algo errado que vai deitar tudo a perder.
Se desistir, está a admitir a sua derrota. Reveja o seu programa. Estabeleça uma meta mais longa e tente mudar aquilo que você consegue. Aos poucos mudará sem perceber tudo o que achava ser impossível.

15) Não como quase nada

A diminuição do consumo de alimentos é interpretada pelo organismo como uma agressão. Não adianta viver de pão e água, pois o emagrecimento não será mais rápido. Na primeira semana dá resultado, mas depois estaciona. O seu organismo vai começar a economizar energia, armazenando calorias, com medo de passar necessidade.
A dieta resulta se equilibrarmos os nutrientes (proteínas, carbohidratos, gorduras, fibras, frutas) e ter um cardápio diferente todos os dias.

16) Durante a minha dieta, só consumo produtos diets e lights

Os produtos diets e lights exigem muita atenção. Achar que estes produtos permitem o consumo em grandes quantidades é ilusão. Em quase todos os rótulos vem escrito a quantidade de calorias. Some as calorias e veja que no final o resultado nem sempre compensa.

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