Novamente o problema de emagrecer. Seguem-se dicas para tentar resolver este problema e para melhor o compreender:

Se ganhámos uns quilinhos a mais, é porque comemos mais do que devíamos.
Vamos ter de deixar de comer doces, fritos e gorduras. Passaremos a comer mais frutas e verduras.

O problema de engordar está muitas vezes relacionado com o seguinte esquema:

Vida moderna = tecnologia + mais trabalho (stress + pouco tempo disponível + alimentação industrializada).

Vamos analisar este esquema ponto a ponto:

- Tecnologia = A tecnologia veio ajudar a nossa vida. O problema é que passámos a gastar menos calorias. Surge assim a comodidade, o sedentarismo. Com a tecnologia, surgiram mais radiações à nossa volta (telemóvel, microondas, computador, modem wireless, Tv, DVD, etc). Quem nos garante que estas radiações não alteram o funcionamento bioquímico do nosso organismo?

- Muito trabalho = Normalmente acompanhado por muito stress. Apesar de não ser muito evidente, o stress é algo que sempre existiu. O stress acaba por ser positivo para o equilíbrio hormonal. Só surgem problemas quando esse stress atinge níveis elevados. Se a sua alimentação peca pela irregularidade (comer de 3 em 3 horas), nervosismo, ansiedade e pouco sono, o nosso corpo começa por libertar uma hormona chamada Cortisol. Esta hormona é responsável pelo acumular de mais gordura corporal e levar ao inchaço. Podemos afirmar que o stress crónico engorda. Se ficar muito tempo sem comer, esse cortisol ajuda a manter a sua glicemia (açúcar no sangue) controlado por mecanismos bioquímicos. Ao longo do tempo esse mecanismo pode tornar-se resistente à insulina, que pode ter como consequência uma Diabetes do tipo 2.

- Muito trabalho = pouco tempo disponível. Não ter tempo para sair, para ir ao cinema, etc, gera angústia e ansiedade. Se não temos tempo, normalmente procuramos algo para relaxar. A comida normalmente é a resposta. O famoso assalto ao frigorífico, não por ter fome, mas sim por vontade. Vontade de sentir-se bem. Sentir-se relaxado. Sentir-se aliviado.

- Muito trabalho = comida industrializada. Se não temos tempo, e chegamos a casa cheios de fome, o habitual é comer comida pouco saudável.

O que engorda é a falta de micronutrientes! Ao consumirmos comida pouco saudável, que além de não terem nutrientes em quantidades ideais, ainda trazem mais corantes, aromatizantes, conservantes, pesticidas, etc. O nosso corpo não conhece esses invasores. O nosso sistema de defesa é activado para combater essas substâncias. Mas se não temos nutrientes antioxidantes no nosso corpo, este não consegue eliminá-los. O nosso sistema imunológico apenas consegue deixar essas substâncias “guardadas”. Isso gera uma inflamação. Um corpo inflamado responde menos a um tratamento para perder peso. E assim a cada dia que passa acumula-se mais, incha-se mais e elimina-se menos. Ao longo da vida, isto conduz a um excesso de peso ou mesmo obesidade inflamatória e doenças crónicas. É óbvio que a pessoa precisa alimentar-se de maneira errada e ter um estilo de vida inadequado para chegar a esta situação. Mas quando o corpo está inflamado não adianta comer apenas o pão integral com queijo branco, tirar doces e frituras para emagrecer tudo o que deseja. Precisa tratar a inflamação. O Nutricionista terá que identificar qual alimento e componente está deixando o seu corpo inflamado e fazer uma dieta anti-inflamatória.

É preciso investigar sensibilidades alimentares. Ou seja, alimentos que parecem inofensivos, mas que activam o sistema imunológico e deixam o nosso corpo inflamado.