Seguem-se dicas para aumentar a segurança em sua casa, baixando a probabilidade de existência de acidentes:

Em caso de substâncias derramadas no chão (água, gordura e outros líquidos) remova-os o mais rapidamente possível por forma a evitar escorregadelas.

Quanto aos tapetes ou carpetes, para os manter no lugar, poderá usar fita dupla face ou uma rede anti-derrapante para os manter no lugar e deste modo evitar quedas.

Não meta chá, café ou quaisquer outros líquidos quentes sobre uma toalha, à beira da mesa. Principalmente se tiver crianças em casa. Alguém pode passar pela toalha e derramar o líquido escaldante.

Se tiver armas de fogo em casa, deixe-a descarregada. Guarde as munições e a arma em separado.

Se um idoso ou alguém que não tem muita estabilidade nas pernas viver consigo na mesma casa, coloque barras de protecção nas banheiras e chuveiros. Um banco com antiderrapante também pode ser usado para assento durante o banho.

Os idosos e as crianças, são dois grupos que estão em risco de queimaduras com água quente. Coloque a água para aquecer abaixo dos 50ºC de temperatura.

Nunca coloque


aparelhos eléctricos perto de água.

Nunca toque num aparelho eléctrico se estiver na água;

Não coloque aquecedores eléctricos próximos de materiais combustíveis;

Se a carpete ou alcatifa da escada estiver solta, cole-a imediatamente.

Se pretente pintar as escadas do sótão, coloque um pouco de areia na tinta para evitar escorregadelas ou coloque fitas de borracha ou abrasivos para aumentar a aderência.

Se a parte exterior da sua casa não é muito iluminada, pinte as bordas dos degraus de branco para uma melhor visualização no escuro ou instale luzes externas. O ideal seria usar tinta fosforescente que brilha no escuro.

Não utilize insecticida perto de fogo, do forno, do fogão aceso ou de luz piloto;

Mantenha o insecticida, e restantes produtos químicos, longe do alcance de crianças, animais, pratos, alimentos e utensílios de cozinha;