Na preparação do quarto do seu bebé, não basta pintar o quarto e enche-lo com brinquedos. Quando escolher os móveis e acessórios tenha em conta que é preciso levar em conta, acima de tudo, a segurança e o bem-estar dos mais pequenos.

Quanto às cores para pintar o quarto, recorra aos tons pastel no quarto. Eles dão mais tranquilidade ao bebé. Escolha brinquedos com cores vivas. NO entanto cores vivas em excesso, podem perturbar a criança.

Quando escolher o berço, convém que o estrado tem de ser regulável em altura. À medida que o bebé for crescendo, vá baixando. Quando a criança começar a erguer-se, o topo da grade da cama deve estar à altura do seu queixo. Os espaços entre as grades não devem ter menos de 2.5 centímetros ou mais de 6 centímetros.

Se decidir comprar bonecos de peluche (pelúcia), quanto menor o tamanho melhor.

Se puder mudar o chão do quarto, o de vinil é o mais indicado porque não acumula pó. O chão com tacos ganha muita sujidade nos intervalos dos tacos e a alcatifa junta muito pó.
As gavetas devem ter travas de modo a não saírem dos seus lugares. Caso contrário estas virão a cair na cabeça do seu bebé. Há que prevenir.

A iluminação do quarto deve de ser natural durante o dia. Há noite o quarto deve de se encontrar em escuridão embora se possa colocar uma luz fraca, que ajudará os pais a entrarem no quarto
e verificarem se está tudo bem com o seu rebento.

Alguns trocadores, têm bordas de protecção. No entanto a atenção dos pais nesta altura não deve de baixar. A qualquer momento o bebé pode virar e cair.Antes de trocar o seu bebé, tenha tudo o que necessita à mão.

Se no quarto houver cortinas de painel, estas devem ser aspiradas uma vez por semana e lavadas a cada três meses. As de pano necessitam de ser lavadas mensalmente.