Dicas para ajudá-la a acabar com a retenção de líquidos no seu corpo: Por vezes, o peso extra que ganhou, por vezes não é gordura: é retenção de líquidos.

A retenção de líquidos pode ter origem em vários factores: alterações hormonais causadas pelo stress, menstruação, gravidez, alimentação desequilibrada, consumo exagerado de sal, problemas renais, cardíacos e disfunções da tiróide. Atenção que os contraceptivos e os corticóides também provoquem a retenção de líquidos.

Se o seu inchaço for causado por alterações hormonais ou por alimentação errada, então beba bastante água. Se tiver insuficiência cardíaca, cuidado, pois o ideal é fazer justamente o contrário: diminuir ingestão de líquidos.
Tire o saleiro da mesa, diminua o sal na comida e experimente substituí-lo na hora de temperar a salada por limão e ervas como oregãos, manjericão e hortelã. Diminua também o consumo de condimentos e produtos industrializados.
Se permanece sentada durante muito tempo no trabalho, faça alguns movimentos com os pés e procure levantar-se a cada hora. Fazer exercícios físicos também é uma maneira de estimular a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo.