Dicas para poupar água:

Tome duche. Um duche de duração entre os 5 a 7 minutos é mais do que suficiente. Enquanto estiver a ensaboar-se ou a pôr champô, deixe a torneira fechada.

Utilize chuveiros de caudal reduzido.

Quando lavar os dentes, use um copo. Não deixe a água a correr na torneira.
Quando fizer a barba, encha o lavatório com água. Não deixe a torneira a correr.

Descarregue o autoclismo só quando for necessário. Muitas vezes, descarregamo-lo
só porque deitámos fora um lenço de papel ou um pouco de papel higiénico. Opte por um autoclismo de baixa capacidade ou de dupla descarga.

Para lavar a loiça, encha a cuba ou um alguidar com água, usando apenas a necessária. Não deixe a água a correr enquanto esfrega.

Na lavagem de loiça difícil e gordurosa é mais eficaz usar logo água quente. Gasta menos água e lava mais depressa.

Não lave a loiça peça a peça. Junte o mais possível, de forma a só lavar uma ou duas vezes por dia. Poupa tempo, energia e… água.

As máquinas de lavar roupa e loiça só devem ser utilizadas completamente cheias.

Regue as plantas de manhã cedo ou à noite. Isto porque de tarde a água evapora-se rapidamente. E, sempre que possível, regue com água de poços, ribeiros ou já usada, como por exemplo, da lavagem de fruta e vegetais.

Em qualquer local da casa, ou fora dela, onde houver, uma torneira a pingar, por muito pouco que seja, feche-a imediatamente ou chame um canalizador para a reparar.

Se encontrar na rua alguma rotura na canalização entre de imediato em contacto com os Serviços Municipalizados da Câmara.

Na lavagem do carro, da mota ou da bicicleta, use baldes de água, em vez da mangueira.