Seguem-se dicas para terminar com o problema da caspa:

Lave o seu frequentemente o seu cabelo com champô frequentemente: Quanto mais vezes lavar o cabelo, mais facilmente controla a caspa.

Muitas vezes, um champô suave sem receita é suficiente para controlar o problema. A caspa é frequentemente provocada por um couro cabeludo demasiado oleoso. Lavar diariamente com um pouco de champô suave diluído em água destilada em partes iguais ajuda a controlar o óleo sem irritar a cabeça.
Seja mais agressivo posteriormente

Se os champôs normais não ajudarem, mude para um anti-caspa. Os champôs anti-caspa são classificados pelos seus princípios activos, que funcionam de maneiras diferentes. Os que contêm sulfureto de selénio ou piritionato de zinco actuam mais eficazmente, atrasando a velocidade com que se multiplicam as células do couro cabeludo. Os que contêm ácido salicílico e enxofre libertam as escamas, que podem ser lavadas facilmente. Os que têm agentes anti-bacterianos actuam sobre as bactérias do couro cabeludo e reduzem as hipóteses de infecção. Aqueles que contêm alcatrão atrasam o crescimento das células.

Para casos mais complicados, recomenda-se o uso de alcatrão. Ensaboe com o champô de alcatrão, e, em seguida, deixe actuar durante cinco ou dez minutos. A maioria das pessoas tira o champô depressa de mais. Se costumava evitar champôs de alcatrão por causa do cheiro, existem novas fórmulas mais agradáveis.

Se os champôs de alcatrão – ou quaisquer outros preparados contra a caspa – forem demasiado irritantes (para o seu couro cabeludo) para usar diariamente, use-os alternadamente com um champô normal.

Aplique sempre duas
camadas de champô anti-caspa. Ponha a primeira camada assim que entrar para o duche, para ter tempo suficiente para actuar. Deixe-a ficar até estar quase no fim do duche. Nessa altura tire bem o champô, com muita água. De seguida aplique a segunda camada de champô e enxagúe. A segunda lavagem deixa um pouco de produto no seu couro cabeludo de modo a que vá actuando até à próxima dose de champô.

Depois de ter posto a camada, ponha uma touca por cima do cabelo molhado. Deixe-a estar durante uma hora e em seguida lave normalmente.

Se descobriu uma marca de champô que funciona bem consigo, conserve-a. No entanto, repare que a sua pele se pode adaptar aos componentes do champô, por isso seria aconselhável mudar de marca de vez em quando, para manter a eficácia.

Quando aplicar o champô massaje suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos, para ajudar a soltar as películas. Mas não o arranhe, isso pode provocar feridas mais graves que a caspa.

O tomilho é conhecido por ter propriedades anti-sépticas suaves, que podem ajudar a aliviar a caspa. Prepare uma boa água para lavagem, fervendo quatro colheres de sopa cheias de tomilho seco em duas chávenas de água durante dez minutos. Depois filtre a infusão e deixe arrefecer. Deite metade da mistura no cabelo molhado e lavado, certificando-se de que o líquido cobre o couro cabeludo por completo. Massaje suavemente. Não lave a cabeça logo de seguida. Guarde o resto para outro dia.

Embora os champôs anti-caspa sejam eficazes no seu couro cabeludo, podem ser muito agressivos para o seu cabelo. Por isso, aplique um amaciador depois do champô para neutralizar os seus efeitos.

Apesar de óleo em excesso no couro cabeludo poder causar problemas, um tratamento ocasional de óleo aquecido ajuda a soltar e a amaciar as escamas da caspa. Aqueça umas gramas de azeite até ficar morno. Molhe o cabelo (caso contrário o óleo ensopa-lhe o cabelo em vez de ir para o couro cabeludo) e em seguida aplique o óleo directamente no couro cabeludo com uma escova ou um bocado de algodão. Reparta o cabelo de modo a tratar apenas o couro cabeludo. Ponha uma touca e fique assim durante trinta minutos. Depois tire o óleo com um champô anti-caspa.

Uma pequena exposição ao sol é bom para a caspa porque a luz ultravioleta directa tem um efeito anti-inflamatório em peles escamosas. E isto talvez explique o facto de os problemas de caspa melhorarem durante o verão.

Mas por favor, não abuse. Não tome banhos de sol; deixe-se estar apenas um pouco ao ar livre. A exposição ao sol nunca deve ir além de trinta minutos por dia. E ponha o seu creme solar na pele exposta. Tem de equilibrar os benefícios que o sol traz ao seu couro cabeludo com os danos que pode provocar na pele em geral.
Acalme-se

Não minimize o papel que as suas emoções têm no desencadeamento ou agravamento das condições da sua pele, tal como caspa e outras formas de dermatite. Estas condições costumam ser agravadas pelo stress. Por isso, se as suas emoções estiverem demasiado agitadas, procure formas de as controlar. Faça exercício físico. Afaste-se de tudo.

Se gostou deste artigo, com certeza também irá gostar destes, relacionados com o tema central cabelo:

Aprenda estas dicas para o seu cabelo

Pinte o cabelo, não a testa com estas dicas

Como remover pastilha eléstica do cabelo

Aprenda a acentuar a cor do seu cabelo

Dicas para reduzir a caspa

Mais dicas para atenuar a caspa

 Dicas para tratar o cabelo baço, sem brilho

Como tratar cabelos oleosos

Como evitar o aparecimento dos cabelos brancos

Dicas para cuidar do seu cabelo

Como fazer mousse fixadora

 O que fazer quando o seu cabelo não cresce