O leite de soja, é uma excelente alternativa ao leite de vaca e aos seus derivados.
O leite de soja é altamente recomendado para:

1) Pessoas intolerantes à lactose
2) Vegetarianos
3) Pessoas alérgicas a produtos de origem animal
4) Pessoas que procuram alternativas mais saudáveis do que o leite industrial

Vários estudos

--> demonstraram que as mulheres asiáticas (que fazem uma dieta rica em soja) apresentam menor frequência e intensidade de afrontamentos, incidência de osteoporose e doenças cardiovasculares durante a menopausa.

A soja fornece proteínas de elevada qualidade, é rica em vitaminas do complexo B, minerais como o potássio e o zinco, pobre em gordura saturada e não contém colesterol, pois é de origem vegetal.

Parte dos benefícios da soja devem-se ao facto de ser a fonte alimentar mais rica em isoflavonas que parecem contribuir para a manutenção da densidade óssea na menopausa, reduzindo o risco de osteoporose.

Actualmente considera-se seguro a ingestão diária de 60 mg de isoflavonas (duas a três chávenas de leite de soja), já que doses muito elevadas (pela toma de suplementos) pode ter um efeito negativo na função da tiróide e em alguns tipos de cancro.

Além disso, a proteína de soja é a única proteína vegetal considerada pela Organização Mundial de Saúde como de alto valor biológico, ou seja, idêntica à dos ovos, leite ou carne.

Resumindo, incluir duas a três doses de alimentos à base de soja na alimentação, em substituição das proteínas animais pode fazer bem à saúde, particularmente para os adultos.
Veja o vídeo que se segue,  onde irá aprender a fazer o seu leite de soja, e entre na onda do faça você mesmo.