quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como fazer sabonete borra de café

Já deve de saber que uma excelente maneira de remover cheiros difíceis (alho, cebola, peixe,etc) das nossas mãos, é lavá-las com a borra do café. Então, porque não aproveitarmos a ideia e fazermos um sabonete de borra de café'

é um truque para eliminar odores desagradáveis das mãos, como alho, cebola e peixe. Os artesãos Anna Allegrucci e Sérgio Uberti aprimoraram a idéia: criaram este sabonete, que leva café solúvel na receita e resolve o problema. "Optamos por usar um fogareiro elétrico na execução, pois a glicerina não pode ferver. Com ele fica mais fácil controlar o fogo", explica Anna. Se preferir, coloque o ingrediente para derreter no microondas por 30 segundos, em potência alta, em um recipiente plástico.

Para fazer o sabonete de borra de café vamos precisar de:
300 g de glicerina branca
5 ml de lauril líquido (o lauril é um agente tensioactivo utilizado na industria dos sabonetes para fazer espuma e também para nos arrancar a pele. É barato, mas infelizmente mau para a pele, quando usado e abusado. O lauril tem por função, que o sabonete faça espuma. Se preferir pode obté-la com óleo de coco)
5 ml de essência de café
2 colheres de chá de café solúvel
5 ml de óleo de semente de uva
Forma
álcool de cereais

Como fazer o sabonete:
Derreta a glicerina picada em banho-maria. Adicione o café e misture devagar com um bastão de vidro. Junte o lauril, o óleo e a essência e mexa sem bater.

Coloque numa forma. Salpique o fundo da forma com um
pouco de café solúvel. Despeje a mistura e, por cima, borrife álcool de cereais para evitar que surja uma nata.

Deixe secar. Espere o sabonete endurecer completamente e desenforme. Corte em pedaços. Aguarde mais duas horas antes de embalar em filme plástico.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...