Com a utilização, passado algum tempo, as tesouras, tal como as facas, vão precisar de serem afiadas. Para superar este problema, seguem-se duas dicas para afiar as suas tesouras:

Primeira Dica: Passe o gume da lâmina da tesoura sobre uma pedra de amolar, a qual consiste num grande bloco de pedra e com vários tipos de grão.

Quanto mais fino for o grão da pedra, mais afiada ficará a tesoura. A pedra de amolar, tem de ser lubrificada com um óleo para máquinas antes de ser usada, e terá de fazer passar a lâmina da tesoura desde a ponta até ao pivot (zona onde as duas lâminas se articulam) com gestos suaves mas firmes. Siga o mais possível o ângulo da lâmina e não deverão ser necessárias mais de meia dúzia de passagens enérgicas para lhe devolverem a sua anterior glória. Repita o procedimento na outra lâmina, oleando a pedra antes de fazer a primeira passagem da lâmina. Quando terminar a segunda lâmina, abra e feche a tesoura algumas vezes para eliminar algumas rugosidades que possam ter-se formado durante a amolação e a tarefa estará terminada.

Segunda Dica: Compre folhas de papel de lixa de grão grosso e corte-as com a
sua tesoura. Quanto mais cortar, mais a lixa irá afiar as suas lâminas. E no caso de tesouras pequenas, que não necessitem de tanto dina­mismo, corte algumas folhas de alumínio para obter resultados semelhantes.