cuidados com os pes
Normalmente, não temos muitos cuidados com os nossos pés. Mas os pés têm um papel importante na nossa saúde. Por esta razão, vamos dar dezanove dicas que irão ajudar a ter mais cuidados com os seus pés.

primeira dica) Se os seus sapatos de couro estão apertados, calce meias grossas. Depois com a ajuda de um secador, e com a ajuda do ar quente, amacie o couro. O couro irá esticar com o calor e a pressão das meias.

segunda dica) Se após um dia agitado, lhe doerem os pés, então coloque o pé descalço sobre uma bola de ténis e ande com o pé sobre a bola para a frente e para trás.

terceira dica) Se o seu problema são os pés transpirados, use um penso higiénico como palminha. O penso higiénico vai absorver o suor e impedir a formação de mau cheiro.

quarta dica) Se as solas dos seus sapatos não aderem bem ao chão (escorregam), então raspe-as com uma lixa. Desta forma vai aumentar a aderência (atrito) das solas.

quinta dica) Se pretende que os sapatos que acabou de lavar, sequem mais depressa, coloque no interior dos mesmos, folhas de jornal. O processo de secagem acelera.

sexta dica) Se depois de um dia movimentado, se formaram bolhas nos seus pezinhos, então está na hora de os mergulhar em chá preto. O chá preto alivia a dor, e desinfeta as feridas.

sétima dica) Se pretender que os seus sapatos de couro brilhem como quando os comprou, então passe um pouco de spray de limpeza de vidro (limpa-vidros) neles. Deixe o produto secar depois de aplicado. Finalmente, esfregue os sapatos com um pano.

oitava dica) Para limpar o interior das suas sapatilhas brancas (ou ténis) de deporto (esporte), use acetona.

nona dica) Um pouco de bicarbonato de sódio no interior dos seus sapatos, é uma solução perfeita para se livrar do mau cheiro.

décima dica) Se os seus sapatos novos lhe irritam a pele, resolva o problema passando desodorizante roll-on nos seus pés.

décima primeira dica) Uma ideia para alargar os seus sapatos apertados, é colocar sacos com água no interior do sapato. De seguida coloque o sapato no congelador. O gelo ocupa um volume superior ao da água no estado líquido, o que fará alargar o sapato.

décima segunda dica) Se pretende usar os sapatos que usa nas estações mais quentes, nas estações mais frias, então mude a palminha no interior do sapato para uma palmilha com pêlo (mais quentinha).

décima terceira dica) Se vai calçar os seus sapatos de salto alto, então use um adesivo (band aid) para unir o terceiro e quarto dedo (terceiro e quarto a contar do dedo grande do pé). Desta forma, vai obter mais equilíbrio e aliviar a pressão na sola.

décima quarta dica) Se os seus pés escorregam dentro dos seus sapatos, passe no interior dos sapatos um pouco de laca para o cabelo.

décima quinta) Se vai viajar, uma boa maneira de ganhar espaço na mala de viagem, é colocar objetos dentro dos seus sapatos.

décima sexta) Basta uma escova de dentes velha e um pouco de vinagre para remover a sujidade do couro, e deixá-lo com um brilho fantástico.

décima sétima dica) Podemos usar macarrões de natação, ou garrafas PET para manter a forma das botas de cano alto das senhoras.

décima oitava dica) Se os seus sapatos têm arranhões, remende-os com um pouco de vaselina e algodão. As marcas desaparecem e o sapato fica protegido.

décima nona dica) Voltando às escoriações e bolhas nos pés, para aliviar o problema, esfregue desodorante em barra nas áreas sensíveis.