pen drive, pen usb
Se tiver de utilizar o seu pen drive num outro computador que não o seu, poderá ficar com este infetado por um software malicioso. Se o seu Pen Drive for infetado, o programa malicioso pode danificar os seus ficheiros pessoais presentes no Pen Drive, e ao colocá-lo mais tarde no seu computador pessoal, poderá infetar este. Só aborrecimentos.

Se não quer correr este risco então faça o seguinte:

1) Formate o seu pen drive. Pode formatá-lo em formato NTFS ou Fat32. O formato NTFS é um tipo de formatação mais avançado que o Fat32 e que permite um melhor aproveitamento do espaço da Pen.

2) Após a conclusão da formatação, e admitindo que tem o "Explorador de Ficheiros" do Windows aberto, clique com o lado direito do seu rato na raiz do seu Pen Drive.

3) Escolha "NOVO" e.de seguida escolha "Pasta". Irá desta forma criar uma nova pasta na raiz do seu Pen Drive. Dê um nome a seu gosto à pasta que acabou de criar (por exemplo: Arquivos, Ficheiros, Professo X, etc).

4) Agora clique no nome da sua Pen no lado esquerdo do "Explorador de Ficheiros" com o botão direito do seu rato. De seguida clique na aba "Propriedades", e depois em "Segurança".
 Agora clique em "Editar". Na parte de baixo da caixa que abre, aparece "Permitir" e "Negar". Na coluna de "Permitir" deixe apenas marcados os quadrados referentes a "Ler & Executar", "Listar conteúdos da pasta" e "Leitura". Desmarque todos os outros. Clique "Aplicar" e depois em "OK". O que acabou de fazer, fez com que deixasse de ser permitido escrever na raiz do seu Pen Drive.

5) Agora clique com o botão direito do Rato em cima da pasta que criou no seu "Pen Drive".Agora clique na aba "Propriedades", e depois em "Segurança". Agora clique em "Editar". Na parte de baixo da caixa que abre, aparece "Permitir" e "Negar". Na Coluna "Permitir" clique no quadrado de  "Controlo Total". Agora clique em "Aplicar" e depois em "Ok".

Experimente agora copiar ficheiros para a raiz do seu Pen Drive. Não foi possível? Ainda bem. Assim como não conseguiu copiar ficheiros para a raiz do Pen Drive, os programas maliciosos também não o poderão fazer!