dor de garganta

As inflamações da garganta são mais frequentes com as baixas temperaturas. Normalmente estão associadas com o Outono e o Inverno.

A maioria é de origem viral. Por esta razão os antibióticos raramente são necessários. Os sintomas passam geralmente ao fim de três a sete dias sem tratamento, mas é possível atenuá-los com algumas medidas simples e baratas.

Existem no mercado vários analgésicos para aplicação local, entre os quais pastilhas para chupar, colutórios para gargarejar ou sprays, mas poucos têm eficácia comprovada. E, mesmo nos que têm, a eficácia é reduzida. A optar por algum, prefira rebuçados ou pastilhas à base de benzidamina ou fluriprofeno: dissolvem-se lentamente e as substâncias ativas libertadas atingem as mucosas irritadas da garganta.

Mais soluções para atenuar as dores de garganta:

1- Gelatina Quente

Misture o seu sabor preferido de gelatina segundo as instrucçoes da embalagem e em vez de a deixar arrefecer e solidificar leve ao microondas por trinta segundos e junte uma colher de chá de mel. A gelatina quente forra as paredes da garganta suavizando-a e provocando uma sensação de alivio enquanto as propriedades anti bacterianas dos mel ajudam a combater as infecções microbiais.


2- Mel Orgânico

O mel é conhecido pelas suas propriedades calmantes e suavizantes nas dores de garganta no entanto apenas o mel biológico é eficaz neste aspecto.

Os processos de pasteurização do mel industrial retiram muitos dos benefícios deste produto na cura de infecções microbiais.


3- Mel e limão com chá de camomila

Antes de ir para a cama misture mel e limão com chá de camomila. Esta mistura é bastante eficaz no alívio das dores de garganta e no tratamento de infecções.


4- Caldo de cebola

Cortar às rodelas uma cebola amarela ou branca e cozé-la em água durante duas a três horas.
Retirar a cebola e guardar o caldo num recipiente de vidro no frigorífico.
Tomar uma chávena deste caldo de cada aquecendo um pouco.


5- Vinagre de cidra com mel

Misturar pequenas doses de vinagre de cidra com mel e outra bebida constitui um antibiótico natural.

6- Chá de menta com mel e limão

Chá de menta com uma colher de mel e limão é uma mistura eficaz não só para beber mas também para respirar o vapor. Aqueça uma chávena desta mistura até ferver e inale o vapor; depois de arrefecer o suficiente pode ser bebido.


7- Infusão de flores de tomilho

Infusão de 30g de flores de tomilho num litro de água e levar a ferver. Tomar uma chávena da mistura acabada de ferver 4 vezes ao dia.

8- Gargarejos com água salgada
Dissolva meia colher de chá de sal das cozinhas (cloreto de sódio) em 240ml de água morna. Faça gargarejos várias ezes ao dia.

9- Coma gelados
O frio atenuas as dores. Coma um gelado, ou chupe um cuubo de gelo.
Beba muitos líquidos, especialmente se tiver muita febre.