Sapatos apertados. Ficaram apertados, porque engordámos um pouco e o nosso pé também engordou, ou porque os sapatos foram oferecidos mas são um tamanho abaixo do nosso. E agora?

Congele os sapatos! Este método de congelamento funciona muito bem com sapatos de couro, porque o couro é passível de se moldar com muita facilidade. Se os sapatos que pretende alargar não forem de couro, tente na mesma. O máximo que poderá acontecer, é que o sapato não ceda tanto quanto queria e depois, congelar os sapatos não os irá estragar.

1) Escolha os sapatos que irá alargar

Calce o sapato antes de o congelar. Deste modo, irá avaliar o quanto o sapato irá precisar de ser alargado.

2) Embrulhe os sapatos num saco de plástico

Coloque cada sapato dentro de um saco de plástico. Ate a boca de cada saco com um cordel. Verifique se os sacos não têm furos, e que todo o sapato fica dentro do saco de plástico, principalmente a sola.

3) coloque o sapato no freezer

Agora coloque-os no congelador (freezer). Não se preocupe com este passo. Os sapatos estão protegidos, e o frio mata rapidamente os germes. Deixe os sapatos durante uma noite.

4) Separe as meias que irá calçar

Quando retirar os sapatos do freezer (congelador), calce as meias de modo a que o seu pé fique maior, e alargue o sapato.
Dica: tenha o seguinte em mente: uma vez que o sapato cedeu, ele não vai voltar atrás. Se não tem a certeza do quanto quer que ele ceda, não comece com uma meia muito grossa. Se o sapato não alargar o suficiente desta vez, repita o processo.

5) calçar os sapatos

Antes de tirar o sapato do freezer, calce as suas meias e prepare-se, pois vai ser bem fresquinha essa próxima etapa. Depois das meias calçadas, tire o sapato do freezer e calce-os.

Ande normalmente pela casa até os sapatos descongelarem. Não é necessário fazer habilidades com os sapatos. O simples andar, e o estar com eles calçados é suficiente. O processo completo de descongelamento do sapato demora mais ou menos trinta minutos.


Em alternativa ao processo referido, poderá colocar um saco de água dentro do sapato e depois colocar o conjunto no congelador. Como sabemos, a água ao congelar, aumenta de volume o que faz com que o sapato alargue. Quando retirar o sapato do congelador, deixe que o gelo que está dentro do saco derreta ligeiramente. Retire o saco e experimente os sapatos. Veja o vídeo feito por Inês Tavares que explica todo este processo de alargar sapatos.





Mais uma dica para alargar os seus sapatos: coloque milho dentro do sapato. Depois molhe o milho até que este inche. Quando o milho secar, tire-o de dentro do sapato. O sapato vai alargar.

Para terminar, amasse jornal molhado em álcool ou vinagre e encha o sapato, comprimindo todo o jornal no interior do mesmo. Deixe secar durante um dia inteiro. O resultado também é magnífico.

Se gostou deste artigo, também irá gostar destes, pois o tema está relacionado:

Aprenda a remover bolor dos seus sapatos

Como limpar sapatos de camurça

Mais métodos para alargar os seus sapatos apertados