A limpeza das esquadrias das suas janela de alumínio, incluindo as guarnições de borrachas e escovas, deverá ser feita com uma esponja ou pano macio, e uma solução formada por água e detergente neutro a 5% (por exemplo, num litro de água, utilize 50 gramas de sabão) nos seguintes intervalos de tempo:
- Se mora numa zona urbana ou rural, no mínimo, a cada 12 meses
- Se mora numa zona marítima ou industrial, no mínimo a cada 3 meses.

As janelas e portas de correr de alumínio, exigem que os seus trilhos inferiores sejam constantemente limpos, para se evitar o acumular de poeira, que, com o passar do tempo, se irá compactar devido ao abrir e fechar das próprias janelas, transformando-se em crostas de difícil remoção, ao mesmo tempo que comprometem o desempenho dos rodízios, exigindo a sua troca precoce.

Nunca usar, em hipótese alguma, detergentes que contenham na sua composição saponáceos, esponjas de aço de qualquer espécie, ou qualquer outro material abrasivo.

Não usar produtos ácidos ou alcalinos na limpeza das suas janelas de alumínio. Se os usar, poderá manchar a anodização e tornar a pintura opaca.

Não utilizar objetos cortantes ou perfurantes quando estiver a limpar "cantinhos" de difícil acesso das suas janelas de alumínio. Esta operação poderá ser feita com o auxílio de um pincel de cerdas macias embebido na solução de água e detergente neutro indicada mais acima.

Não usar na limpeza das janelas de alumínio, produtos derivados do petróleo (vaselina, terebentina, removedor, thiner, etc). O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, nas suas fórmulas, existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo, em muito, a vida do acabamento superficial do alumínio. Por outro lado, os derivados do petróleo, podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ação vedadora.
- Não remova as massas de vedação aparentes (mastiques elásticos) das suas janelas ou portas de alumínio. Estas massas estão aplicadas nas esquadrias e nas suas junções com o revestimento externo.

Se necessitar de limpar o alumínio, limpe-o com esta pasta:

1 copo de água.
200 gramas de sabão em pedra.
2 colheres de sopa vinagre branco, ou limão.
1 colher de sopa de açúcar.

Como fazer a pasta de limpeza para alumínio:

1) Derreter o sabão
2) Mal o sabão derreta, misture as colheres de açúcar e vinagre.
3) Vá adicionando água, até que fique na consistência de uma pasta

Aprenda a fazer limpa-vidros 

Como fazer limpa-vidros metodo 2

Evite o embaciamento dos seus vidros