Quando vamos pintar o cabelo a um salão, normalmente não ficamos preocupados com o resultado final. Não precisamos de nos preocupar com a mistura das tintas, com o procedimento correto, nem com o tempo, nem com o modo como o produto vai atuar sobre os próprios cabelos.

O profissional do salão irá preocupar-se com tudo. O único senão deste processo é o preço a pagar. Então por que não pintar o cabelo em casa?

Vamos às dicas:
1) Se fez relaxamento ao seu cabelo, mudar a cor do cabelo é proibido, pois ele passou por uma grande mudança na estrutura e não pode receber a tinta, pelo menos durante dois meses.

2) Para evitar irritações do

couro cabeludo, coloque uma gota da coloração e outra do revelador (oxidante) atrás da orelha. Se o local ficar sensível, não use o produto. Procure um dermatologista.

3) Como escolher a cor para o seu cabelo?
Esta é a parte mais difícil do processo. Olhe na caixa da tinta o quadro de efeitos da cor. Aplique a mistura numa mecha atrás da orelha, onde os cabelos finos aderem à cor com facilidade. Depois de secar, confira o resultado.

4) Quantidade
Avalie o comprimento dos seus cabelos. Os longos usam de duas a três caixinhas de tintura.

5) Preparação a realizar antes de pintar o cabelo
Fique um dia sem lavar o cabelo antes de o pintar. A oleosidade natural protege os fios e o couro cabeludo.

6) Proteja a pele
A tinta pode escorrer e manchar a pele, principalmente se for escura. Use luvas para proteger as mãos e uma toalha nos ombros. Antes de tingir, proteja a pele (ao redor da cabeça, testa, orelhas e nuca) com vaselina, silicone, creme de barbear, creme nívea, etc. Siga as instruções à risca
Cada fabricante traz na embalagem orientações que garantem o resultado da cor.

7) Como pintar:
Divida o cabelo ao meio e aplique a mistura por toda a raiz. Passe da mesma forma a coloração na parte de trás da cabeça. O bico do aplicador permite que o produto espalhe bem.

8) Retoque
Se em vez de pintar, estiver a dar um retoque, cuidado para não ficar com a raiz clara e as pontas escuras. Como o comprimento do cabelo tem pigmentos da coloração anterior, comece a aplicação pelas raízes (virgens), espere o intervalo indicado na embalagem e só depois puxe a tinta para o resto dos fios, em direção às pontas. Então, espere o tempo da segunda pausa. A coloração fica em média de vinte a trinta minutos na raiz e de dez a quinze minutos nas pontas.

Nos fios virgens, que recebem a coloração pela primeira vez, deve-se aplicar o produto em todo o cabelo e esperar rigorosamente o tempo indicado. Não caia na tentação de deixar a coloração um pouquinho a mais para pegar melhor. Você poderá alterar a cor final, manchar o cabelo, irritar o couro cabeludo e até causar a queda dos fios.

9) Não prenda o cabelo
Não enrole, não faça coque, nem use pinças enquanto a coloração estiver agindo. Ela precisa de oxigénio e as áreas abafadas poderão manchar.

10) Fuja do calor
Nunca saia ao sol ou coloque uma touca térmica com a coloração na cabeça para não interferir na reação química da tinta.

11) Enxague
Depois que o tempo da tinta ficar no cabelo for atingido, está na altura de retirar todo o produto e hidratar os fios de cabelo. A maioria dos kits possui um produto pós-coloração para firmar a cor.

12) Novos cuidados
Hidratação, protetor solar, xampu e condicionador especiais deverão fazer parte dos cuidados diários.