sono, dormir, descansar
Foi para a cama mais cedo. Não tomou nada com cafeína antes de ir para a cama. Não comeu nada pesado, e mesmo assim o sono não vem. Fica na cama a pensar em tudo, menos em adormecer. Então siga as dicas que se seguem, para ajudarem no problema de falta de sono:


1. Controle os seus hábitos da tarde:

Determinados tipos de chá ou de café, ingeridos logo antes de dormir podem prejudicar o seu sono. Mas fique sabendo, que beber estas bebidas de tarde pode causar o mesmo efeito à noite. A dica é olhar a composição de cada bebida no seu rótulo. Ingira os drinks energéticos e as bebidas com cafeína para antes das duas da tarde – assim o efeito delas irá passar durante o dia e, na altura de dormir, o seu organismo já não estará sob a sua influência.

2. Escolha alimentos propícios para o sono

O jantar ideal para a ajudar a dormir, consiste num prato de macarrão com vegetais frescos e peito de galinha picado em pequenos cubos. Esse jantar contém uma combinação de proteínas e aminoácidos que aumentam os níveis de serotonina no corpo, para que o seu sono aumente. Outras combinações favoráveis são o leite e bolachas leves ou iogurte com cereais.

3. Beba o seu vinho mais cedo

Todo sabemos que o vinho ajuda a relaxar e a cairmos no sono mais rapidamente. No entanto, ele tornará a segunda parte do seu ciclo do sono mais agitada, com possíveis interrupções. O álcool diminui a sua quantidade total de sono e aumenta o número de vezes que irá acordar durante a noite. Se você não dispensa o seu vinho noturno, tome o seu copo às seis horas e não às onze, para garantir um sono mais profundo.

4. Banhos
Sabe aquele mito de que tomar um bom banho quente ajuda a dormir? Surpreendentemente, mergulhar numa banheira muito quente antes de ir para a cama pode ter o efeito contrário. Um aumento da sua temperatura corporal na altura de ir dormir, pode tornar o sono mais difícil. Segundo especialistas, o corpo precisa ficar mais frio para que você consiga dormir. Isso não quer dizer ir para a cama sem tomar banho depois de um árduo dia de trabalho. Tome o seu banho algumas horas antes de dormir, e não vá para a cama imediatamente depois de sair do chuveiro.

5. Alongue-se
Você provavelmente sabe que exercícios físicos antes de dormir não são a melhor ideia para quem quer um sono tranquilo (qualquer atividade intensa deve ser feita seis horas antes). Mas uma sessão relaxante de yoga ou de um ou outro alongamento pode ser de grande ajuda, principalmente se você sente dores quando vai dormir.

6. Crie o ambiente propício
Deixar o seu quarto escuro na altura do sono é muito importante, mas diminuir as luzes momentos antes de ir para a cama também. O nosso relógio biológico reage à luz forte que mantemos em casa durante a noite e, de certa forma, pensa que é dia, tornando o sono uma tarefa mais difícil. Diminuir gradativamente a iluminação simula um anoitecer e o corpo compreende que está na hora de desligar.

7. Esqueça o seu computador
Mandar um último e-mail logo antes de dormir, ficar com o notebook na cama não boas ideias. Digitar pode deixar-te agitado e o e-mail mantém-te em contato com as atividades diárias, que não são a sua prioridade na hora de dormir. Até a vibração de um celular (telemóvel em Portugal) próximo pode despertá-la e interromper o seu sono.