velas, fazer velas, velas coloridas
Faça você mesma as suas velas. Para este faça você mesma vai precisar de:

1) Parafina
2) Panela grande
3) Colher de pau de cabo longo
4) Pavio ou barbante encerado
5) Forma no formato desejado

Para fazer você mesma as suas velas:

coloque a parafina numa panela grande. Leve ao fogo em banho maria, com lume brando. Mexa com uma colher de pau. Assim que a parafina derreter, apague o fogo. Vá mexendo de vez em quando até a parafina estar totalmente líquida. Posicione o pavio e despeje a parafina na forma. Deixe esfriar.

Dicas:
1) Quando comprar a parafina, prefira a de cor mais branca e transparente. É que deste modo, estará a comprar a parafina de melhor qualidade.
2) Quando escolher o pavio, lembre-se que quanto mais grosso for o pavio, mais depressa ele irá queimar. Quanto mais fino, menor a chama e a vela queimará mais lentamente.
3) O melhor material para o pavio é o algodão trançado e preparado quimicamente, chamado de pavio quimicado. Este tipo de pavio, não deixa a parafina escorrer. Já o pavio de barbante não absorve bem a parafina, por isso a vela derrete e a chama apaga logo.
4) No caso de velas coloridas, adicione anilina em quantidade suficiente para obter o tom desejado e mexa bem. Lembre-se de que a cera quente tem mais transparência, tendendo a acentuar a tonalidade na medida em que for esfriando.
5) Se preferir, faça antes um teste de cor. Aqueça uma mistura de parafina e anilina. Com uma colher, retire um pouco dessa mistura e coloque sobre a torneira de água fria. O tom obtido será igual à cor final da sua vela.
6) Anote a proporção ao fazer velas perfumadas: adicione 100g de essência oleosa por cada quilo de parafina.