Estudar. Memorizar informação. Hoje lembramo-nos, amanhã já não.

Por vezes a dificuldade em memorizar está numa leitura deficiente. Seguem-se algumas dicas que o ajudarão a superar este problema.

1. Avalie que tipo de ambiente favorece sua leitura: claro, aberto, fechado, mais escuro. Se preferir este último, não deixe o lugar muito escurecido, pois é prejudicial à saúde dos olhos e facilita o sono.

2. Desligue qualquer aparelho que lhe possa perturbar a sua atenção (TV, rádio, computador, telemóvel (celular), etc).

3. Procure pela sua posição preferida para ler: sentado, de pé a andar de um lado para outro, inclinado. Só alertamos para o seguinte: se a sua posição preferida para ler, é deitado, cuidado pois poderá dormir dentro de poucos minutos.

4. Quando começar a ler, veja se tem perto de si, algo que depois quando começar a ler terá de ir buscar. Referimo-nos a água, doces, pedaço de bolo, etc. Quanto menos interromper a sua leitura, melhor.

5. Mentalize-se. Eu vou estudar. Reserve esse tempo para realmente estudar. Evite estudar com má vontade, com indisposição ou a reclamar. Esse tipo de atitude, só vai prejudicar o seu estudo.

6. Faça uma leitura silenciosa do texto. Aproveite e vá sublinhando as partes mais importantes de cada parágrafo.

7. Leia o texto em voz alta. No final de cada parágrafo, faça anotações ou escreva no papel o que achou mais importante.

8. Agora, chegou a vez de ler o texto e fingir vai dar uma aula ou apresentar um seminário sobre o mesmo. Dessa forma, vai obrigar a si próprio relembrar o que leu. Nesta etapa, consulte, sempre que necessário, o que escreveu e o que sublinhou. Evite ler. Em vez disso, explique com as suas próprias palavras.

9. Você treinou como se fosse dar uma aula
ou apresentar um seminário. Então, neste momento, imagine que está a realizar uma dessas atividades. Feche o livro, de modo a evitar que volte a ler o que já leu. E agora, do que se lembra?

10. Se após este ensaio, ainda se esqueceu de fatos importantes, releia novamente o texto. Explique-o em frente ao espelho. Não desista. Respire fundo e recomece. Afinal, está a treinar o seu cérebro e pode ser que demore um pouco para que o mesmo se acostume com este hábito de memorização.