Seguem-se algumas DICAS para ajudar a emagrecer:

-Se come para preencher algum vazio existencial, procure ajuda médica.

-Caminhe todos os dias. Fará bem à sua dieta e à sua saúde. Para quem está muito acima do peso, o ideal é começar devagar, caminhando cerca de 10 minutos por dia, aumentando gradativamente.

-Toda vez que for comer, lembre-se de que você está fazendo uma degustação e, por isso, precisa mastigar devagar, sentindo o sabor dos alimentos. Entre uma garfada e outra, descanse os talheres.

-Não coma no sofá, computador ou da tv. É que deste modo, você não presta atenção nos alimentos que come e nas quantidades ingeridas.

-Nunca coma com as mãos (por exemplo: salgadinhos, amendoim, bolacha etc) porque assim é difícil de ter a noção certa de quanto está a consumir. Até a fruta deve-se comer picada e colocada num prato.

-Lembre-se que não é possível adormecer gordo e acordar magro. Demorou meses e, às vezes, até anos para engordar. Também vai demorar um pouco para emagrecer. Mas nada de desanimar.

-Faça de quatro a cinco refeições diárias, intercalando com frutas.

-Muita salada ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e que não sejam muito calóricos. Oriente-se pela cor dos alimentos, ou seja, quanto mais variado, melhor.

-Beba muita água durante o dia. Mas entre as refeições, e não durante. Os líquidos em excesso dificultam a digestão.

-Se tiver vontade de comer doces, coma um pedaço bem pequeno do seu doce preferido. Porém, evite ter uma grande quantidade de doces em casa. Se der vontade de comer, saia para comprar. Pode ser até que a preguiça seja maior que a vontade e nessa altura desista.

-Tenha sempre à mão alimentos como tomate, pepino, pedacinhos de queijo branco ou frutinhas picadas. Leve para o trabalho fruta, barra de cereais ou torradas.