estriasAs estrias aparecem quando a pele se estica mais do que devia. As fibras da pele acabam por se romper e formam cicatrizes possíveis de se reduzir, mas não podem ser eliminadas. Os tratamentos disponíveis para as estrias apenas estreitam a espessura das estrias, principalmente as estrias brancas, que são as mais antigas. Já as estrias estrias vermelhas, são ainda recentes e, é nesta altura que devem de as tratar o tratamento deito nesta fase, irá impedir que se desenvolvam e se transformem numa cicatriz maior.

Tratamentos disponíveis para as estrias:

Peeling

O peeling é um tratamento estético à base de ácidos que, estimulam a produção de colagénio e melhoram o aspecto das estrias. O dermatologista aplica o tratamento de acordo com o tipo de pele. Os sintomas são: escamação e vermelhidão.

Mesoterapia

--> A mesoterapia é um tratamento à base de substâncias que estimulam o colagénio na pele. Essa substância é aplicada através de agulhas em pontos estratégicos que, com o tempo reduzem a largura das estrias. É uma opção dolorosa e longa. O tratamento dura em média, dois meses. Sintomas: dor local e a pele roxa.

Laser

O laser aplicado sobre as estrias, estimula o colagénio e paralisa a ação das estrias vermelhas, aquelas que ainda estão a começar a aparecer e, melhora o aspecto das estrias brancas. É o tratamento mais moderno no combate às estrias disponível neste momento.

Acupuntura

Para homens e mulheres adeptos das técnicas orientais, a acupuntura estética pode ser uma boa opção. A sua aplicação faz-se através de agulhas estimuladas por impulsos eletrónicos. Observam-se resultados após algumas sessões, e a terapia poderá ser aplicada ao tratamento contra a celulite e as rugas.

Sintomas: As marcas das picadas das agulhas podem perdurar alguns dias, e pessoas com marca-passo (marca-passo no Brasil, Peacemaker em Portugal) ou doenças graves não devem praticar esta terapia.

Cirurgia plástica

É possível eliminar as estrias e a flacidez da pele através de cirurgia plástica. Este tratamento (conhecido como abdominoplastia) é o mais indicado para doentes com deformidade na barriga. Na cirurgia, é retirada toda a pele flácida da região abdominal, e o umbigo precisa ser reconstruído pelo médico.

Sintomas: A recuperação e os cuidados são comuns a uma operação normal.

O que fazer para prevenir o aparecimento de estrias:

Faça uma boa alimentação. As frutas, as verduras e legumes nutrem o corpo e hidratam a pele. Evite o efeito sanfona ou efeito ió-ió (o emagrece e engoda logo depois, que é muito propício para o aparecimento de estrias em várias partes do corpo. Durante a puberdade o crescimento acelerado também contribui para o aparecimento de estrias. Mantenha a sua pele hidratada nesta fase e pratique exercícios.

estrias vermelhas
Quando as estrias estiverem na sua fase vermelha, faça o seguinte remédio caseiro:

Vai precisar de
-meia xícara ou chávena de óleo de azeite virgem

- meia xícara ou chávena de gel de aloé vera

- 6 cápsulas de vitamina E

- 4 cápsulas de vitamina A

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e depois guarde o preparado na geladeira (frigorífico). Aplique-o todos os dias nas estrias para tentar o desaparecer das mesmas, mas não se esqueça que o desaparecimento só será possível se o tratamento for constante.



Se gosta de ler sobre problemas de saúde, então os artigos que se seguem, irão interessar-lhe:

Livre-se das espinhas

Como tratar as manchas da pele

Método de tratamento das manchas da pele

Faça uma máscara para tratar da oleosidade do rosto

Dicas para amenizar a rosácea