cozinha, limpeza cozinha
Dá muito jeito saber aqueles truques de cozinha que as nossas avós usavam, truques e dicas essas passadas oralmente de geração em geração.
Ora não iremos fazer uma lista extensa de dicas ou de segredos de cozinha, mas apenas referir alguns:

a) Em geral, para remover cheiros das suas mãos (por exemplo o cheiro de peixe, alho, cebola, etc), nunca use detergente ou sabão. Experimente lavar as mãos com água, enquanto esfrega nelas uma colher de inox ou uma faca (do lado contrario ao da lâmina claro) como se fosse uma barra de sabão.

b) Se as suas mãos cheiram a alho, esfregue-as com salsa ou com borras de café.

c) Para evitar chorar ao cortar a cebola:
c.1) Espete na ponta da faca um pedaço de pão (o pão vai “absorver” o ácido da cebola que nos faz chorar);
c.2) Experimente cortar a cebola fresca, ou seja, coloque previamente a cebola descascada no frigorifico;
c.3) Corte a cebola debaixo de água fria.

d) Para verificar a qualidade dos ovos, pegue numa taça funda e encha de água. Mergulhe os ovos. Se algum boiar, é porque está estragado.

e) Se a comida que acabou de confecionar ficou extremamente salgado, junte-lhe uma batata crua partida. Deixe ferver um pouco. A batata vai absorver o sal em excesso.

f) Dê um toque especial ao café acrescentando um pauzinho de canela.

g) Bata as claras com os ovos à temperatura ambiente. Se conservar habitualmente os ovos no frigorifico, tire-os meia hora antes de os bater. Se quiser claras bem firmes junte também uma pitada de sal quando as for bater.

h) Quando cozinhar as verduras, coloque uma colherzinha de açucar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras.

i) Para que a alface fique bem fresquinha e crocante, na água onde vai a vai deixar demolhada, acrescente sumo de limão e gelo. Depois, é só secar e servir.

j) Para dar um gosto especial aos bolos,acrescente uma raspa de casca de limão.

k) Para evitar que o polvo fique muito rijo, não coloque sal durante a cozedura do polvo. Tempere-o apenas depois de pronto. Isso garante que o polvo não fique rijo, mas sim muito macio!