Seguem-se alguns conselhos para que o seu estômago esteja sempre em forma:

Faça 3 refeições por dia (pequeno almoço ou café da manhã, almoço e o jantar).

Se o intervalo entre o almoço e o jantar ultrapassar 6 horas, faça um lanche ao meio da tarde.

Quando estiver a comer, faça-o devagar, mastigando bem os alimentos.

Procure ir para a cama com o estômago mais vazio possível. Evite levantar-se durante a noite para comer.

Para prevenir o câncer gástrico, faça uma dieta rica em fibras (coma frutas, pois além de prevenir o referido câncer) ajudam na normalização do funcionamento do intestino e são benéficas no tratamento de úlceras e gastrites).

Se tiver uma úlcera no estômago, não fume. O fumo dificulta a cicatrização da úlcera. Deixar de fumar é o passo ideal. No entanto, se reduzir o número de cigarros diários, essa decisão também ajuda bastante.

Evite tomar aspirinas, antigripais e analgésicos, pois podem provocar a irritação da mucosa do estômago.

Evite refeições pesadas e com bastante gordura (feijoada, churrasco, francesinhas, etc).

Evite os fritos, como pastéis, bifes à milanesa, cochinhas, etc.

Alimentos muito condicionados como os Pickles, alguns legumes, como o pimentão e a berinjela, são de difícil digestão. Se começar a perceber que após comer estes alimentos, se sente mal, evite-os.

O leite é um estimulante da Secreção Ácida do estômago. Ao bebé-lo, não está a ajudar o tratamento de doenças do estômago. Mas como o leite é um alimento rico em cálcio, beba-o com moderação. 4 copos por dia é o suficiente.

Suco ou sumo de laranja e outros sumos de citrinos, são fortemente ácidos. Os refrigerantes são bebidas ácidas e gasosas que além de irritarem o estômago causam desconforto devido à expansão dos gases. Evite-os e beba água.

As bebidas alcoólicas, quando tomadas de estômago vazio, são irritante da mucosa do estômago e causa desconforto desnecessário. Não beba em

excesso ou com estômago vazio.

Em resumo. Se tem problemas de estômago, evite:

as bebidas alcoólicas, refrigerantes em excesso, chocolate, Frutas ácidas (Abacaxi, laranja, limão...), Frituras, Condimentos ou temperos (alho, pimenta, azeite, ketchup, maionese, vinagre, etc), Mortadela, Presunto, Mussarela, Conservas em geral e Enlatados, Salgadinhos, Comidas com muito óleo, tabaco, Farinha, Pizza, Café,Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios (Aspirina, Voltaren, Dorflex, Doril, Anador, Cataflan, AAS, etc). Sempre que possível, ingira medicamentos líquidos.