Seguem-se dicas de maquilhagem, ou maquiagem, para você que gosta de ficar ainda mais bonita. Mas antes de falar de dicas de maquiagem para o rosto, é importante falar sobre o cuidado com a pele antes da maquiagem e no dia-a-dia. Mesmo quando você não usa maquiagem é importante manter a pele minimamente limpa e hidratada.
Para cada tipo de pele é aconselhavel um tipo de tratamento, geralmente o indicado é que se faça:
1- Uma esfoliação semanal com produtos de qualidade.
2- Uso de um sabonete líquido especifico para a sua pele.
3- Uma limpeza diária com um leite de limpeza específico para o seu tipo de pele.
4- Uma tonificação também com um tónico especifico para sua pele.
5- Uso de um hidratante, que pode ser especifico para o uso durante o dia e também um para o uso nocturno.

Agora as dicas relativas à maquiagem para o rosto:
1- Proceda à limpeza da sua pele com os produtos adequados ao seu tipo de pele, a seguir o processo todo de maquiagem deve iniciar-se pela uniformização da pele. Pode utilizar-se um primer facial que deixará a sua pele uniformizada e esconderá algumas imperfeições.
2- A seguir aplique a base a condizer com o seu tom de pele, nunca o tom deve ser muito mais escuro ou muito mais claro, para não dar um aspecto de máscara artificial. Pode aplicá-la com as mãos ou com uma pequena esponja levemente humedecida. A sua pele deve parecer muito natural.
3- A seguir aplique o
correctivo que tem por objectivo disfarçar olheiras e manchas.
4- O proximo passo é a aplicação do pó facial (ou pó compacto ou translucido) que irá dar um ‘acabamento’ regular a toda a sua face. Não exagere na quantidade e aplique-o com um pincel grosso e redondo. Espalhe bem sobre toda a face. A escolha da cor deve seguir o seu tom de pele.
5- Próximo passo é a aplicação das sombras nos olhos. Geralmente as melhores e com maior fixação são as sombras compactas, ou seja em pó e que são aplicadas com pincel. As sombras em bastão (ou roll-on ou cremosas) tendem a dar uma aparência oleosa à pele e ‘derretem’ com maior facilidade.
6- Relativamente ao uso do delineador ou eye liner, nem todas conseguem aplicar com perfeição. O eye liner (delineador) deve ser aplicado junto à raíz dos cílios, de dentro para fora do olho. O mais indicado é uma linha extremamente fina, e para conseguir este efeito o pincel do seu delineador tem de ser rijo.
7- Uso do rimel ou mascara para cilios, utilize uma marca que proporcione volume aos cilios e preferencialmente que seja a prova d’água para maior fixação. Passe várias camadas para obter o efeito desejado.
8- Por fim coloque o blush, evite tons rosados que dão uma aparencia ‘boneca’, os tons rosados favorecem quem tem pele clara, as mais morenas devem dar preferencia aos tons cobre e castanhos claros. Use um pincel medio achatado e aplique na maçã do rosto em direção as orelhas. Não exagere na quantidade, para não ficar artificial.
9- O uso do batom deve ser ‘doseado’ ou seja, se utilizar uma maquiagem que evidencia em demasia os seus olhos, procure usar um batom mais discreto e vice-versa. Pode-se também utilizar o lápis de contorno labial, que pode diminuir lábios mais grossos ou aumentar lábios mais finos. Para conseguir o efeito de lábios mais grossos passe o lápis ‘externamente’ ou seja faça o contorno dos lábios na parte externa dos lábios. Para conseguir lábios mais finos evidencie o contorno nos lados internos dos lábios, mas sempre com cuidado para não parecer demasiado artificial.
10- Para finalizar caso deseje um brilho nos lábios pode utilizar um gloss neutro sobre o batom.
11- Por fim, existem sprays fixadores de maquiagem que podem ser ‘borrifados’ após o termino da mesma, estes irão ajudar a fixar melhor os produtos na sua pele, promovendo um efeito de longa duração da mesma.
desconforto.
12- Por fim, ao chegar a casa lembre-se de retirar a maquiagem com os produtos especificos para a sua pele. Nunca durma com maquiagem, pois os produtos impedem que durante a noite sua pele ‘respire’ e esteja revigorada para o dia seguinte.