Como ajudar crianças com dislexia e discalculia em casa e na escola

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Dislexia, Discalculia

As crianças com dislexia e discalculia enfrentam desafios específicos na aprendizagem, mas com apoio adequado em casa e na escola, elas podem prosperar/progredir. Abaixo, apresentamos algumas dicas para pais e professores que desejam ajudar essas crianças a superarem os obstáculos no(a) aprendizado/aprendizagem.


O que são dislexia e discalculia?

Dislexia: Um distúrbio de aprendizagem que afeta a leitura, escrita e ortografia. Crianças com dislexia têm dificuldades em reconhecer palavras, associar sons às letras e ler fluentemente.

Discalculia: Um distúrbio que afeta a capacidade de entender conceitos matemáticos e realizar operações numéricas. Crianças com discalculia lutam para entender sequências, reconhecer números e resolver problemas de matemática.


Os sinais de dislexia e discalculia podem ser sutis/subtis no início, mas há alguns sintomas que podem ajudar pais e professores a identificar essas dificuldades de aprendizagem mais cedo. Aqui estão alguns dos principais sinais para cada condição:

Sinais de Dislexia

  1. Dificuldade em aprender o alfabeto:

    • A criança pode ter dificuldade em memorizar ou recitar o alfabeto, reconhecer letras e associar sons a cada uma delas.
  2. Problemas na leitura:

    • A criança pode ler de forma lenta, hesitante ou trocar a ordem das letras e sons. Muitas vezes, confundem palavras que soam ou se parecem (como "faca" e "cafa").
    • O entendimento de textos pode ser prejudicado, mesmo que a criança consiga decifrar as palavras.
  3. Dificuldade com a escrita:

    • A ortografia é um desafio constante, com trocas frequentes de letras e erros de grafia. Pode escrever palavras da mesma forma errada repetidamente.
  4. Inversão de letras e números:

    • Crianças disléxicas frequentemente trocam letras e números (por exemplo, escrevem "b" em vez de "d" ou "6" em vez de "9").
  5. Problemas de memória curta:

    • Têm dificuldade em lembrar informações recém-aprendidas, como sequências de palavras ou instruções verbais.
  6. Evitar atividades de leitura e escrita:

    • A criança pode evitar ler em voz alta ou escrever, por sentir frustração com a dificuldade de executar essas atividades.
  7. Dificuldade em seguir direções ou rotinas:

    • Pode ser difícil para a criança seguir uma sequência de etapas, especialmente se forem instruções verbais.
  8. Falta de fluência verbal:

    • A criança pode demorar mais para formar frases, ou parecer desorganizada ao tentar expressar ideias verbalmente.

Sinais de Discalculia

  1. Dificuldade com números e contagem:

    • A criança pode ter problemas para contar, reconhecer números, ou entender o conceito de maior e menor.
    • Troca frequentemente os números ou esquece sequências numéricas.
  2. Problemas com operações matemáticas:

    • Tarefas como somar, subtrair, multiplicar e dividir parecem muito difíceis. A criança pode ter que recorrer aos dedos ou outros truques para realizar operações simples.
  3. Dificuldade com símbolos matemáticos:

    • Pode confundir os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão, ou não entender o que eles representam.
  4. Incapacidade de compreender conceitos de tempo e espaço:

    • Tem dificuldade em ler as horas, entender a passagem do tempo ou organizar eventos numa sequência lógica. Também pode confundir-se com direções (esquerda/direita).
  5. Problemas em reconhecer padrões:

    • A criança pode ter dificuldade em perceber e criar padrões numéricos ou lógicos.
  6. Dificuldade em estimar quantidades:

    • Avaliar distâncias, quantidades ou até mesmo a proporção de um objeto em relação a outro é uma tarefa complicada para quem tem discalculia.
  7. Problemas com dinheiro e troco:

    • Pode ser difícil para a criança calcular troco, entender o valor do dinheiro ou contar corretamente.
  8. Frustração com atividades envolvendo números:

    • A criança tende a evitar jogos ou atividades que envolvam números e matemática, sentindo-se ansiosa ou frustrada nessas situações.

Quando procurar ajuda?

Se os pais ou professores notarem vários desses sintomas numa criança e eles persistirem ao longo do tempo, é importante buscar ajuda de um profissional especializado, como psicopedagogos ou neurologistas. Diagnósticos precoces de dislexia ou discalculia podem garantir que a criança receba o suporte e os recursos necessários para desenvolver suas habilidades de aprendizagem e alcançar o sucesso acadêmico.

A intervenção adequada, tanto em casa quanto na escola, pode fazer uma grande diferença no progresso da criança!


Como os pais podem ajudar em casa


a) Criar um ambiente tranquilo e organizado:

   - É importante proporcionar um espaço de estudo sem distrações. Use uma mesa adequada, com boa iluminação, e evite barulhos ou interrupções.


b) Uso de ferramentas visuais e auditivas:

   - Muitas crianças com dislexia beneficiam se utilizarem materiais visuais e audiobooks. Livros com ilustrações e audiolivros ajudam a melhorar a compreensão e tornam o aprendizado mais prazeroso.


c) Jogos educativos:

   - Jogos de palavras, quebra-cabeças e atividades que envolvem números ajudam as crianças a aprender de forma lúdica. Aplicativos de matemática e de leitura também são ótimas ferramentas.


d) Rotina de leitura em voz alta:

   - Ler para a criança diariamente ou pedir que ela leia em voz alta reforça as conexões mentais envolvidas na leitura e ajuda a desenvolver a fluência.


Como os professores podem ajudar na escola?


a) Métodos de ensino multisensoriais:

   - Crianças com dislexia e discalculia aprendem melhor quando envolvem vários sentidos. Professores podem usar materiais que envolvam a visão, audição e o tato, como letras recortadas ou blocos numéricos.


b) Recursos e ajustes na sala de aula:

   - Tecnologias de apoio: Tablets com aplicativos que facilitam a leitura e a escrita, além de calculadoras e programas de matemática, podem ser muito úteis.

   - Apoio individualizado: Estudantes com essas condições beneficiam se tiverem instruções mais individualizadas e adaptações nas avaliações, como mais tempo para concluir as tarefas.


c) Ambiente físico adequado:

   - Embora não existam móveis específicos para crianças com dislexia ou discalculia, carteiras e mesas ajustáveis podem contribuir para o conforto e a concentração delas. Espaços de trabalho organizados, com materiais de fácil acesso, também ajudam a reduzir o estresse/stress.


d) Apoio emocional e encorajamento:

   - Crianças com dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, sentem-se frustradas e desencorajadas. Professores e pais precisam garantir um ambiente acolhedor, elogiando os pequenos progressos e oferecendo palavras de incentivo.

Dislexia e discalculia são desafios significativos, mas com paciência e o suporte certo, as crianças podem progredir e ganhar confiança. Seja em casa ou na escola, a chave está em adaptar o ensino e oferecer recursos que se alinhem às necessidades de cada criança. Apostar em ferramentas visuais, materiais multisensoriais e um ambiente tranquilo faz toda a diferença!

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