Tem uns quilinhos a mais? Tem tentado perder peso e não consegue? Dê uma oportunidade ao Jejum Intermitente.

Apesar de não ser uma ideia recente, jejuar para perder peso começou a fazer sucesso só em 2013, após o médico inglês Michael Mosley lançar o livro "A Dieta dos dois Dias". 

Na publicação, o médico britânico propunha um método chamado cinco por dois, no qual a pessoa poderia alimentar-se normalmente, mas sem exageros, durante cinco dias, e fazer um semi-jejum nos outros dois dias. Semi-jejum, porque os homens poderiam consumir até quinhentas calorias e as mulheres, seiscentas. Do método de Mosley, que foi seguido por estrelas como Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston e Jennifer Lopez, surgiram outras variantes da dieta, cada uma com uma janela alimentar diferente. Hoje, o Jejum Intermitente pode ser dividido em duas subclasses: o jejum de dias alternados e a alimentação restrita por tempo.

A prática do Jejum Intermitente tem vários benefícios. O Jejum Intermitente permite-lhe perder peso, pode ajudar a melhorar a sua imunidade, favorece a desintoxicação do seu organismo, melhora a sua disposição e a agilidade mental. 

Mas em que consiste o Jejum Intermitente?

Este tipo de jejum, consiste em não comer alimentos sólidos entre dezasseis  a trinta e seis horas seguidas, em algumas vezes por semana, de forma programada, voltando à alimentação habitual, de preferência baseada em alimentos com baixo teor em açúcar e em gorduras.

Para alcançar os benefícios que se podem obter pelo Jejum Intermitente, a estratégia mais comum para iniciar este jejum é ficar sem comer durante catorze a dezasseis horas, apenas bebendo líquidos, como água, chá e café sem açúcar.

Tenha sempre presente, que este estilo de vida só é aconselhado a pessoas saudáveis e, mesmo assim, convém que o jejum seja acompanhado por um profissional da área da saúde, que tenha conhecimento deste tipo de jejum, de modo a garantir a correta utilização do mesmo. 

salada, dieta, jejum


Como fazer o Jejum Intermitente?

Existem diferentes tipos de métodos de jejum intermitente. Apesar disso, todos os métodos têm em comum, terem um período de restrição na ingestão de alimentos, intercalando com um período em que se pode comer. 

Se nunca fez Jejum Intermitente, recomenda-se que faça jejum intermitente apenas uma vez por semana, e num período máximo de dezasseis horas. Por exemplo, comece fazendo doze horas de jejum, e à medida que vai havendo adaptação, aumente o período de jejum.


Antes de iniciar o período de jejum, recomenda-se fazer uma refeição com baixa quantidade de carbohidratos (exemplo de alimentos ricos em carbohidratos - Corn flakes, Biscoito maisena,Torrada integral, Biscoito de água e sal, Pão francês, Pão de centeio, Arroz, Macarrão, Batata cozida, Ervilha, Grão-de-bico, Lentilhas, Feijão, Soja, etc). Desta forma, fica mais fácil ficar sem fome durante o jejum. Nas primeiras quatro horas, o organismo utiliza a energia fornecida pela última refeição. 

Tipo de jejum intermitente:

O tipo de jejum intermitente pode variar de acordo com a duração do período de jejum e a quantidade de vezes, na semana, em que é realizado. As principais formas de jejum intermitente são: 

Jejum de dezasseis horas: consiste em ficar entre catorze e dezasseis horas sem comer, incluindo o período de sono, e comer nas oito horas restantes do dia.

Jejum de vinte e quatro horas: é feito com um dia inteiro de jejum, e pode ser feito duas ou três vezes por semana.

Jejum de trinta e seis horas: consiste em ficar um dia inteiro e mais metade do outro dia sem comer. Este tipo de jejum deve ser feito por pessoas mais acostumadas a fazer jejum, e sob orientação médica.

Comer cinco dias e restringir dois dias: significa comer durante dias da semana normalmente, e escolher dois dias para reduzir a quantidade de calorias para cerca de quinhentas por dia.

No período de jejum, pode consumir livremente água, chás e café, sem açúcar ou adoçantes. É comum nos primeiros dias sentir muita fome, mas nos dias a seguir, o corpo acaba por se acostumar, tornando o processo mais fácil. 

dieta, jejum


O que comer depois do jejum:

Após o período de jejum, é recomendado comer alimentos de fácil digestão, e de baixo índice glicémico, evitando o excesso de gorduras ou açúcares. Se cumprir estas duas regras, está a maximizar a obtenção de resultados positivos do seu jejum

Alimentos aconselhados a consumir, depois de efetuar o jejum:

Após o jejum, é importante fazer uma refeição com baixo índice glicémico (açúcar) para garantir uma boa capacidade digestiva e o seu bem estar. A refeiçao poderá incluir: Cogumelos, Batata doce, Abobrinha, Quinoa, Peito de frango, Sardinha ou atum enlatado, Brócolis ou bróculos em Portugal; Espinafre, Tomate, Repolho; Couve-flor ou Sopa de ossos.

Após o jejum, poderá consumir as seguintes frutas: maçãs, morangos, framboesas e mirtilos. Além disso, quanto mais tempo sem comer, menor deverá ser a quantidade de comida, especialmente na primeira refeição. 

Alimentos desaconselhados a consumir após o jejum intermitente:

Devem ser evitados alimentos fritos ou preparados com muita gordura, como batata frita, coxinhas, molho branco, sorvetes, bolachas recheadas ou comida congelada, como lasanha.

Para conseguir emagrecer utilizando o jejum intermitente, é importante a prática de uma atividade física sem ter o estômago vazio, como caminhada ou mesmo academia (ginásio), e de preferência, orientada por um profissional de educação física.

Principais benefícios do jejum intermitente:

Os principais benefícios do jejum intermitente são:

a) Regular os níveis de colesterol e triglicerídeos:

Esta regulação acontece porque a alimentação realizada antes e após o jejum deve ser pobre em açúcar e gordura, além de ser rica em fibras, o que favorece a eliminação do excesso de gordura, ajudando a melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue;

b) Aumentar o metabolismo: 

ao contrário da crença de que o jejum pode desacelerar o metabolismo, isto só acontece em casos de jejuns acima de quarenta e oito horas. Contudo, no jejum intermitente controlado, a baixa ingestão de calorias reduz os níveis de glicose e insulina no sangue. Isto obriga o organismo a usar as células de gordura do corpo, que fornecem muita energia e aumentam o metabolismo;

c) Prevenir a pressão alta: 

além de ajudar a reduzir o colesterol e os triglicerídeos, o jejum intermitente também diminui os níveis do mau colesterol (o LDL) e aumenta os níveis do bom colesterol (o HDL), facilitando a circulação de sangue e prevenindo a pressão alta;

d) Prevenir a diabetes: 

o jejum intermitente associado ao baixo consumo de açúcar na dieta, ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, ajudando a evitar a diabetes;

e) Ajudar a emagrecer: 

ficar um período sem comer, diminui os níveis de insulina no sangue, além de estimular o organismo a usar as reservas de açúcar e as células de gordura, o que contribui diretamente para o emagrecimento. 

f) Prevenir a flacidez: 

o jejum intermitente promove o aumento dos níveis de GH (hormônio ou hormona do crescimento) no sangue. Com isto, além deste hormônio facilitar a queima de gordura do corpo, ainda ajuda a aumentar a massa muscular, prevenindo a flacidez;

g) Desintoxicar o organismo:

ficar sem comer por um curto período, beber bastante água e evitar alimentos gordurosos e ricos em açúcar, diminui os níveis de açúcar e gordura no organismo, o que contribui para equilibrar a flora intestinal e  desintoxicar o organismo, evitando problemas de saúde como asma, artrite, câncer ou cancro em Portugal, e a esteatose hepática;

h) Diminuir o risco de doenças do coração: 

por ser uma dieta rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, o jejum intermitente previne a formação de placas de gordura no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou enfarte, derrame e arterosclerose;

i) Prevenir o envelhecimento precoce: 

diminuir o consumo de açúcar e gordura, e priorizar os alimentos ricos em fibras e vitaminas, como acontece na dieta de jejum intermitente, ajuda a diminuir a inflamação, promover a hidratação, aumentar a produção de colágeno ou colagénnio, diminuindo as rugas e o envelhecimento precoce.

Durante o jejum intermitente também é possível sentir-se mais alerta, sentir melhoras na sua memória, apresentar mais disposição, melhor humor e aumento geral na sensação de