como amaciar carne

Se aprecia carne nas suas refeições, então gosta de a comer bem macia. Quanto mais macia melhor. Verdade?


Conheça a relação entre a gordura e a relação desta com a dureza da carne: A gordura dá maciez e sabor à carne. A gordura ideal na carne é a gordura que fica entre as fibras da carne. Quanto mais fios brancos a carne possuir, melhor será a distribuição de gordura.

Então para que a sua carne fique mais macia, leia as próximas dicas que o/a irão ajudar a amaciar a sua carne.

Como amaciar carne, usando vinagre e azeite: Deixe a sua carne de molho durante cerca de duas horas, numa mistura de vinagre e azeite de oliva.

Como amaciar bifes: Para amaciar bifes, adicione ao tempero alguns pedaços de mamão verde ralado, ou se preferir, uma colher de sopa de vinagre na água no momento de cozer a carne.

Amaciar carne com um martelo amaciador: Poderá usar um martelo próprio para amaciar carne. Trata-se de um martelo com biquinhos. Bata na carne como se fosse martelar um prego. Bata na carne uniformemente por toda a sua superfície. Vire-a e continue a bater.

Amaciar carne com a manipulação da temperatura: As fibras da carne têm colágeno ou colagénio à sua volta. O colágeno ou colagénio, é o tecido conjuntivo da carne. Quando o colágeno é aquecido a uma temperatura que ronda os sessenta graus Celsius, o colágeno endurece e encolhe. Isto faz com que o suco/sumo da carne seja espremido, o que faz com que a carne fique muito seca. Só permita que isto aconteça se gostar de carne bem assada. Em vez dos sessenta graus Celsius, aqueça a sua carne a setenta graus Celsius ou mais de temperatura. O colágeno vai começar a ficar gelatinoso, tornando a carne mais macia. Este método de amaciar a carne, é a melhor técnica para peito, costela ou outras carnes que têm bastante colágeno. Este método de amaciar a carne não funciona bem com costeleta de porco ou filé mignon. Independentemente do método de aquecimento que escolher, o segredo para o sucesso de obter uma carne macia, é cozinhar lentamente. Se não cozinhar lentamente, a superfície exterior da carne irá queimar antes de o colágeno ter a hipótese de ficar macio.

Como amaciar carnes cozidas: utilize fermento em pó. Utilize uma colher de chá ou de café de fermento. Em alternativa, poderá usar Whiskey (uma colher de sopa).

Como amaciar carne assada: Regue a carne assada com um pouco de conhaque antes de a retirar do fogo.

Como amaciar carne usando bicarbonato de sódio: Para deixar a sua carne mais macia, deite um pouco de de bicarbonato de sódio na carne. Deixe o bicarbonato de sódio atuar na carne durante duas horas. Ao fim das duas horas, lave muito bem a carne com água corrente. Depois da lavagem, tempere a carne ao seu gosto.

Como amaciar a carne com cerveja: Para que a sua carne fique com um sabor e uma maciez maravilhosos, marine a sua carne com cerveja. Em vez de cerveja, poderá também usar vinho tinto. Estas duas bebidas dão excelentes resultados com diversos tipos de cortes de carne. As cervejas contêm enzimas potencialmente amaciadoras da carne. Tenha em atenção que o tipo de cerveja que escolher irá ter influência no sabor final da carne. Cerveja muito leve (“pilsen” ou a “lager leve”), e algumas do tipo “pale ale”, tendem a dar pouco sabor aos alimentos. Já cervejas muito fortes, como as “porter” e “stout” (cervejas escuras ou pretas), tendem a dar ao prato um sabor amargo, defumado ou queimado. Em vez destas cervejas, escolha uma que tenha um sabor intermédio, tanto em termos de lúpulo, como de malte. As cervejas ambarinas, as castanho-escuras e as extras amargas especiais (ESBs em inglês) são excelentes escolhas para marinar e cozinhar alimentos.

Como preparar a marinada de cerveja: Poderá simplesmente mergulhar a carne na cerveja para a amaciar. No entanto, se adicionar à sua marinada ervas, temperos e outros condimentos, fará com que o sabor final seja ainda melhor. Molho de soja e gengibre podem ser acrescentados a uma marinada ao estilo da cozinha asiática. Já o alecrim fresco ou desidratado, o tomilho, o manjericão e o orégano podem ser adicionados a um prato ao estilo da cozinha italiana. Coloque a carne e a marinada de cerveja dentro de um saco plástico com Ziploc (são sacos de plástico têm um fecho na boca do saco). Comece por temperar a carne com sal e pimenta preta moída. Misture bem. Coloque de seguida a carne no saco plástico. Com cuidado, despeje a marinada de cerveja no saco plástico e sobre a carne. Retire o máximo de ar possível antes de fechar o zíper do saco. Balance um pouco o saco plástico para garantir que a marinada de cerveja entre em contato com toda a superfície da carne.

Deixe a carne marinando para amaciar: Ao fim de quinze minutos, já irá perceber algum progresso na maciez da carne. No entanto, o ideal é deixar a carne ficar em contato com a marina durante pelo menos uma hora. Se preferir, deixe a carne em contato com a marinada durante a noite, mas esteja ciente de que marinar por períodos muito longos tende a deixar a carne com um tom de cinza pouco agradável.

Prepare a carne como desejar: Após marinar a carne na cerveja, pode cozinhá-la utilizando qualquer preparo. Se for refogar ou ensopar, considere despejar todo o conteúdo do saco plástico durante a cozedura. Se for selar, fritar ou assar a carne, pode retirar o excesso de molho dando pequenas palmada. Le,bre-se que levar carne molhada ao óleo quente, pode provocar salpicos perigosos.

Marinar carne na cerveja ou vinho é útil especialmente para grelhar, porque essas bebidas podem reduzir a quantidade de substâncias cancerígenas que se formam durante a cozedura.
Cervejas mais leves também dão uma combinação light para fritar aves e peixes. Cervejas com sabor apurado, como a do tipo “stout”, podem ser usadas para assar pratos, onde combinam muito bem com chocolate ou café.

Como amaciar carne usando limão: Esprema suco/sumo de limão sobre a carne. Esfregue muito bem toda a peça de carne. Em vez de esfregar, poderá optar por deixar a carne marinar durante algumas horas no sumo de limão, antes de a temperar.