Como fazer água destilada em casa

Por vezes necessitamos de utilizar água destilada em casa. Seja para pôr no ferro, na bateria do carro, etc. . Mas afinal o que é água destilada?
A água destilada, é água que passou pelo processo de separação de misturas homogéneas denominado destilação simples, que consiste em realizar uma ebulição, seguida de uma condensação.
Este processo, quando realizado em laboratório necessita de uma montagem própria, com a utilização de equipamento especial, como por exemplo, o refrigerante de Liebig.
No entanto, a necessidade aguça o engenho. Proponho-vos, um método para a realização de uma destilação simples


em casa recorrendo a equipamento que em princípio já temos em nossas casas. Necessitamos de um uma boca de fogão, uma chaleira e de dois copos. A água vai ferver no interior da chaleira. Quando sair pela abertura da chaleira, sai em forma de vapor de água. O vapor de água tem uma temperatura elevada, e ao encontrar a superfície fria do copo, condensa (passa novamente para o estado líquido). A água agora no estado líquido, vai escorregar pelo copo apoiado na abertura da chaleira e cair no copo de captação em baixo.
Confuso(a)? Veja o vídeo que se segue, e esclareça as suas dúvidas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...