A asma é uma doença crónica. Não tem cura, apesar de por vezes, poder passar com a mudança de idade (como foi o meu caso). No entanto, os seus sintomas podem ser minimizados.

Por que temos crises de asma?


As crises de asma acontecem quando substâncias como o pó, fumos, bolores ou ar seco ou frio atingem os nossos pulmões. O stress, variações hormonais ou profundas alterações de humor (ira), podem também causar ataques de asma.

Temos dificuldade em respirar, porque os nossos bronquíolos entram em espasmo, provocando tosse e pressão no peito. Estes espasmos fazem com que substâncias químicas, principalmente a histamina, sejam libertadas inflamando e bloqueando as principais vias respiratórias, dificultando a respiração.

Dicas úteis para melhorar a qualidade de vida de um asmático:

asma, bomba asma, asmaticos, crise asmaAprenda a respirar:
Durante um ataque de asma, tente manter a calma. O pânico só irá agravar os sintomas. Experimente fechar os olhos, enquanto enche os pulmões de ar. Imagine os seus pulmões a encherem-se de ar, e sinta a respiração tornar-se mais fácil. Repita este processo duas a três vezes e abra os olhos de seguida.

Se estiver com muitas dificuldades em respirar, tome um café forte, dois ou três copos de coca-cola, ou qualquer outro tipo de bebida energética, que contenha cafeína. Estas bebidas contêm substâncias similares à teofilina, um dos principais ingredientes dos medicamentos para a asma, que ajudam a dilatar as vias respiratórias.

Tome magnésio e gingko biloba:
O gingko biloba atua como um óptimo espasmódico das vias respiratórias. Tome diariamente até 250 miligramas por dia de extracto de ginkgo biloba ou GBE. Antes de começar a tomar, fale com o seu médico.

O magnésio é considerado como um relaxante das vias respiratórias. Tome diariamente 300 (homens) ou 270 miligramas (mulheres).

Combatendo a inflamação:
Os famosos ácidos gordos ómega-3 são muito eficazes em prevenir a criação de substâncias que provocam a inflamação das vias respiratórias. Estes ácidos podem ser encontrados no atum, sardinha, salmão, por exemplo. Tome durante o dia até 6 cápsulas de óleo de peixe, de 1 grama cada (consulte o seu médico antes de começar a tomar).

O óleo de onagra contém ácido gamalinolénico (GLA), ácido este que é transformado em substâncias anti-inflamatórias. Experimente tomar 1 grama, em cada refeição, até a um máximo de 3 cápsulas por dia.

A quercetina, um dos bioflavonóides mais famosos, atrasa a libertação de histamina e são ricos em propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Tome meia grama, três vezes ao dia e 20 minutos antes das refeições.

O açafrão-da-índia (ou curcuma) é um anti-inflamatório de fortes propriedades. Experimente misturar 1 colher de chá de açafrão em pó (disponível em supermercados) num copo de leite morno e beba até 3 vezes ao dia. Existem ainda cápsulas em lojas dietéticas.

Faça um diário:
Aponte todas as crises de asma e o que comeu durante um mês. Deste modo, poderá descobrir algum alimento causador das suas crises de asma.

debitometro, asmaSe já toma medicamentos para a asma, então compre um medidor de fluxo máximo ou debitómetro. Este aparelho calcula a velocidade a que o ar sai dos seus pulmões, medindo assim a sua capacidade pulmonar. Deste modo, poderá verificar a eficácia de cada medicamento que está a tomar, ou registar a gravidade das suas crises.

Pratique respiração abdominal:
Como já dissemos anteriormente, controlar a respiração poderá ser muito benéfico para ajudá-lo nas crises de asma. Experimente esta técnica para reduzir a quantidade de crises, tal como a sua gravidade:

1. Deite-se de costas e pouse algo sobre o estômago, como um livro, por exemplo;
2. Agora inspire lenta e profundamente, mas tente expandir o abdómen ao invés de expandir o peito, mantendo os olhos fixos no livro e verificando se está a agir correctamente e este está a subir quando inspira;
3. Quando achar que já inspirou tudo, insista para inspirar ainda um pouco mais, tentando elevar ainda mais o livro;
4. Agora expire lentamente, contando até 5. Quanto mais lento o fizer, mais relaxado se vai sentir;
5. Repita este procedimento no mínimo 5 vezes.

Dicas práticas para evitar as crises de asma:

1) Não fume e evite estar perto de fumadores, já que o fumo poderá prejudicar as vias respiratórias;
2) No tempo frio, enrole um lenço ou cachecol protegendo a boca e o nariz, afim de aquecer o ar antes de ser inalado;
3) Evite estar perto de lareiras ou de outros aquecimentos;
4) Evite alimentos muito condimentados ou com cheiros fortes;
5) Evite cheirar perfumes ou estar perto de locais com cheiros fortes;
6) Faça refeições ligeiras e frequentes e evite comer antes de dormir;
7) Opte por medicamentos sem aspirina, como o paracetamol, por exemplo;