A dor de cabeça, é um sintoma, não uma doença. É raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave. No entanto, dores de cabeça frequentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida quotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaleia tensional. A dor de cabeça que incomoda mais é a enxaqueca.

Há três tipos básicos de dores de cabeça: A dor de cabeça vascular, a dor de cabeça de contração muscular e a dor de cabeça secundária.


--> A dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor.

O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.

O terceiro tipo é a dor de cabeça secundária, nesses casos a dor de cabeça é o resultado de uma infeção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam desde doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.

Para aliviar a dor de cabeça misture café e limão. Coloque uma rodela de limão no fundo de uma chávena, e encha a chávena com café. Espere cerca de 1 minuto e depois beba o café todo. Se não gostar de café amargo, deite um pouco de açúcar.

Para as enchaquecas, tome Chá de casca de laranja fresca.

Para a dor de cabeça provocada pelo estômago ou pela ingestão de bebidas, beba Chá de boldo.

Para a dor de cabeça provocada pela tensão pré-mesntrual, beba suco de melão.
Bata no líquidificador a polpa do melão com sementes e tudo; coar e tomar dois copos por dia.