como limpar prata

Com o passar do tempo, a
prata, material utilizado na produção de joias (fios, pulseiras, anéis), e só por curiosidade, melhor condutor de eletricidade,  acaba por escurecer devido a vários fatores. A este fenómeno chama-se oxidação. Esta camada escura é apenas uma camada externa, e não afecta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com joias que ficam nas vitrinas das ourivesarias, sem nunca terem sido usadas. Este fenómeno pode ocorrer, porque durante o processo de produção, a prata recebe outros componentes que chamamos de liga na qual é utilizada para dar solidez à prata.

Aprender a limpar prata, é pois um procedimento muito útil, uma vez que quase todos nós temos objetos de prata escurecidos.

As peças de prata devem ser guardadas uma a uma, ou em caixas adequadas para joias, ou então, em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar, conservando assim o brilho das joias.

Para evitar a oxidação da prata (que a prata fique escurecida), evite contacto com produtos químicos, como: perfumes, cosméticos, cloro da água da piscina e produtos de limpeza.

Para saber como limpar prata, joias ou mesmo objetos de decoração e talheres, não é necessário nenhuma técnica especial. Aprender como se podem limpar pratas é simples e não é necessário nenhum produto muito específico.

Há diversas formas de limpar joias de prata, desde líquidos de limpeza de diversas marcas, onde a peça é mergulhada e depois limpa com um pano seco, passando por panos embebidos em líquidos de limpeza.

Todavia, existem soluções caseiras que, podem ser postas em prática sem ter de gastar muito dinheiro, e sem perder muito tempo.

Vários métodos de limpar prata oxidada:
a)Uma das formas de limpar prata da oxidação, adquirida com a exposição dos objetos a humidades, odores, gorduras ou outros produtos ou gases, poderá utilizar bicarbonato de sódio (fermento dos bolos).

Colocar os objetos de prata num recipiente de pirex, cobrir os objetos com pó de bicarbonato de sódio. Colocar água a ferver, e para proceder à limpeza dos talheres de prata ou outros objetos, deitar a água a ferver sobre o pó de bicarbonato de sódio e dos talheres de prata ou outros objetos em prata.

Em caso de uma passagem não ser suficiente, pode-se repetir este procedimento mais duas vezes para que se possa limpar as pratas com o máximo de eficácia. Se mesmo assim restarem algumas manchas na prata, pode-se colocar os talheres de prata ou outros objetos sobre um pano de microfibras, deitar pó de bicarbonato de sódio, e a seco esfregar bem os talheres de prata com o pano de microfibras e bicarbonato de sódio e assim limpar bem a peça e ainda assim polir os objetos.

b) Primeiramente, veja se a peça a ser limpa está protegida por verniz. Se ela tiver uma camada de verniz, limpe-a com uma flanela macia e seca, sem utilizar nenhum abrasivo.
Não havendo verniz, deve limpar-se a peça com um polidor de metais do tipo silvo ou da marca Brasso (no Brasil).
Aplica-se 
uma fina camada, fricciona-se um pouco e, depois de seco, retira-se o produto com uma flanela extra macia. Quando existem apenas manchas suaves, uma flanela macia e seca remove-as.

c) Uma solução caseira para dar brilho à prata escurecida é esfregá-la com pasta branca de dentes. Basta esfregar a prata com a pasta até que, a mesma fique a brilhar. Em seguida, lave com água quente e enxague com um pano bem macio.

d) Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, à temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal numa tigela.
Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e mergulhamos a prata nesta solução. A prata irá recuperar o seu brilho.

e) Existem disponíveis no mercado pastas e líquidos para limpeza de prata (metais).
A peça irá clarear na altura, mas tornará a escurecer com maior facilidade devido à oleosidade do produto.

f) Para limpeza da prata, poderá utilizar uma solução de água com sabão de coco líquido ou em barra e uma escovinha bem macia para não riscar a sua joia. Passe por água e seque com pano macio.

g) Uma mistura de amido de milho e água também faz milagres em joias de prata oxidadas. Aplique com um pano húmido. Deixe secar e limpe com um pano macio. Verá como depressa recupera o brilho.

h) O amoníaco também é um ótimo aliado no que toca à limpeza de pratas – misture meia xícara (chávena) de amoníaco ou amónia, com uma xícara (chávena) de água morna. Lave a peça com um pano e deixe secar.

i) A casca de banana é outra solução prática e barata de limpar prata – só terá de retirar os fios internos da casca e esfregá-la na peça. Depois, é só limpar com papel de cozinha.

j) Forre um tacho com uma folha de alumínio. Encha-o com água e adicione duas colheres de chá de sal. Mergulhe as joias de prata no recipiente e deixe de molho cerca de três minutos. Passe por água corrente e seque bem.

k) O ketchup também dá um bonito brilho a peças de prata lisas. Mergulhe-as por alguns minutos numa taça com ketchup e passe por água.

l) Se tiver leite azedo não o deite fora sem limpar as suas peças de prata, pois faz com que as mesmas pareçam novinhas em folha. Mergulhe-as durante trinta minutos no leite. Lave com água morna e sabão. Seque e puxe o lustro com um pano macio. Se não tiver leite azedo, pode azedá-lo juntando-lhe um pouco de vinagre.

m) Para polir joias de prata pode ainda fazer uma pasta espessa usando uma xícara (chávena) de bicarbonato de sódio com duas colheres de sopa de água. Aplique com uma esponja húmida, lave com água quente e seque com um pano que não largue pelos.

n) Numas calças jeans usadas, aplique uma faixa com o batom mais escuro que tiver. Esfregue a prata nessa parte com batom. No final, limpe a peça de prata numa parte das calças jeans que não tenha batom.

Estes são técnicas simples de como limpar prata, que estão ao alcance de qualquer pessoa. No entanto existem outros produtos mais específicos, utilizados pelos fabricantes de joias que ajudam a limpar as peças de forma eficaz. Como exemplos referimos o produto “SilverDeep”, que é um liquido próprio para limpar a prata e pode ser adquirido em lojas de especialidade de venda de materiais para joalharia (ou nas grandes superfícies de bricolage). A limpeza de pratas e joias também pode ser feita com ultrassons, que tira gorduras. No entanto, este método não desoxida (clareia a prata). No fabrico de joias é também utilizado o branqueamento para limpar pratas, muito eficaz para tirar a oxidação, gordura e restos de borax (tincal). No entanto, no final deste processo, as peças necessitam de ser lustradas/polidas.

Polimento manual das pratas depois de utilizar um método de limpeza:
Se mesmo depois de saber como limpar prata, e fizer todos os procedimentos e ainda assim elas permanecerem muito riscadas, pode-se fazer um simples processo manual de polimento para retirar os riscos das peças mais superficiais. Comprar um liquido de polimento de automóveis muito fino, e com o mesmo pano de microfibras utilizado para limpar as pratas, deitar o liquido de polimento de automóveis e esfregar com muita força. Este é um processo muito eficaz de limpeza e polimento das pratas. Estas podem mesmo ficar como novas.

Qual o melhor métodos para a conservação dos materiais de prata?

Para preservar o brilho, a prata exige certos cuidados.
As peças raramente utilizadas devem ser limpas imediatamente após o uso e guardadas num lugar seco e envolvidas em papel-toalha.
As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento em politriz (polidora).