As toalhas são itens indispensáveis na nossa higiene diária. Regularmente, compramos novas toalhas para substituir as que já não estão em boas condições. Por vezes, também é frequente comprarmos toalhas mais caras com a justificativa de durarem mais tempo que as mais baratas. Siga as dicas que se seguem, e aprenda a cuidar convenientemente das suas toalhas:
1. Quando comprar a sua toalha, lave-a. Só assim irá remover a sujidade acumulada na loja, ou da fábrica.


2. Quando for utilizar a sua toalha, não utilize relógios, pulseiras ou anéis, pois estes objetos poderão puxar fios à toalha.
3. Logo que detete um fio puxado na sua toalha, corte-o. Fio puxado, é meio caminho andado para a sua toalha se estragar.
4. Para a toalha não ficar com aquela aparência ressecada ou ressequida, se preferir, e desbotada, evite deixá-la durante longos períodos exposta ao sol. Deixe só o tempo necessário. Sol a mais é mau.
5. Quando as toalhas estiverem húmidas, coloque-as bem abertas, pois se ficarem enroladas, vai ocorrer a proliferação das bactérias e fungos, e o aparecimento de mofo e de outras manchas de difícil remoção.
6. Para usar toalhas de veludo, é recomendável que se seque do lado que é felpudo pois tem uma melhor absorção que o outro lado, que é veludo, e serve somente para embelezar a toalha.
7. Quando lavar a sua toalha, evite colocar grandes quantidades de amaciante (amaciador), porque ela absorve muito este produto e acaba por ficar dura. Use a menor quantidade de amaciador possível.
8. Não utilize ferro a vapor para passar a sua toalha. Se o fizer, quando guardar a sua toalha ligeiramente húmida, irá aparecer mau cheiro e mofo.
9. O vinagre é um anti-resíduos natural. Se a sua toalha estiver endurecida, poderá lavá-la com ele. Deste modo, irá remover qualquer tipo de produto que tenha ficado na toalha durante a lavagem, tal como amaciante (amaciador) ou sabão.

Ao seguir estas dicas, estará a poupar dinheiro, pois está a conservar por mais tempo as suas toalhas.