A bússola é um objeto que permite a nossa orientação geográfica, pois indica sempre o ponto cardeal norte. Já agora fique a saber que a bússola aponta realmente para o pólo sul magnético que fica muito próximo do pólo norte magnético. A diferença entre o pólo sul magnético e o pólo norte geográfico chama-se Declinação Magnética. Vamos ensinar dois métodos de construção de uma bússola.

1º método (o mais rudimentar):

Vai precisar de:

- Um íman redondo.

- Linha de costura, o mais fina possível.

- Durex (fita-cola em Portugal).


bussola artesanal, muito rudimentar que consiste num iman suspenso preso por uma linhaAte o íman redondo com a linha passando pelo centro do íman e fixe o sistema em algo, de modo a que fique suspenso na vertical.

Tente mover o íman da sua posição de repouso e observe que quando estiver livre ele teimosamente voltará à posição inicial. Este tipo de comportamento demonstra que o íman está alinhado com o campo magnético do nosso planeta.

Segundo método:

Vamos precisar de:

- Uma agulha de costura

- Uma rolha de cortiça

- Um íman

- Uma faca

- Um recipiente com água

- Durex (fita-cola em Portugal)

Procedimento:

Magnetize a agulha esfregando uma das suas extremidades no íman (esfregue o íman sempre na mesma direção. Não esfregue o íman na agulha de trás para a frente).

bussola feita por si. Aprena a construir uma na dica deste blogCorte a rolha deixando-a como um pequeno cilindro e fixe a agulha imantada.

Disponha o aparato dentro do recipiente com água água e observe a agulha a alinhar-se com a direção norte-sul.