como fazer licor de banana

O licor de banana é uma bebida deliciosa e versátil que tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. Além do seu sabor doce e tropical, o licor de banana oferece uma série de vantagens, desde suas propriedades medicinais até o seu potencial gastronômico. Neste artigo, vamos explorar as vantagens do licor de banana e fornecer algumas receitas simples para você fazer em casa. 

Prepare-se para se deliciar com essa iguaria! 

Vantagens do Licor de Banana

a) Sabor e aroma - O licor de banana possui um sabor rico e adocicado, com um aroma que remete às frutas tropicais. É uma bebida perfeita para quem aprecia sabores exóticos e refrescantes. 

b) Propriedades medicinais - A banana é uma fruta rica em nutrientes e propriedades benéficas para a saúde. Quando utilizada na preparação do licor, algumas dessas propriedades podem ser mantidas. A banana contém potássio, vitamina C, vitamina B6, fibras e antioxidantes, que podem contribuir para a saúde do coração, regular a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico. 
c) Digestão - A banana é conhecida por sua capacidade de auxiliar na digestão devido ao seu alto teor de fibras. O licor de banana, quando consumido com moderação, pode ajudar a aliviar problemas digestivos e proporcionar uma sensação de bem-estar após as refeições. 

d) Versatilidade - O licor de banana é uma bebida versátil que pode ser consumida pura, utilizada como ingrediente em coquetéis ou até mesmo adicionada a receitas de sobremesas. Sua doçura natural e sabor tropical combinam bem com uma variedade de ingredientes, permitindo a criação de combinações únicas e saborosas. 

Receitas de Licor de Banana
Agora que você conhece as vantagens do licor de banana, vamos apresentar algumas receitas simples para você fazer em casa: 

Licor de Banana Clássico - Ingredientes: 
- quatro bananas maduras;
- uma xícara/chávena de açúcar;
- uma xícara/chávena de água;
- uma xícara/chávena de aguardente;
- Suco de meio limão;

Modo de preparo: 
a) Em uma panela, adicione o açúcar e a água. Leve ao fogo médio até dissolver o açúcar por completo. b) Descasque as bananas e amasse-as com um garfo. 
c) Adicione as bananas amassadas à panela. 
d) Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de quinze minutos em fogo baixo. 
e) Retire do fogo e deixe esfriar completamente. 
f) Adicione a aguardente e o suco de limão à mistura de bananas e açúcar. Mexa bem. 
g) Coloque o licor em garrafas esterilizadas e deixe descansar por pelo menos uma semana antes de consumir. 

Licor de Banana com Canela 
Ingredientes: 
seis bananas maduras
uma xícara/chávena de açúcar
uma xícara/chávena de água
uma xícara de aguardente 
dois paus de canela
Suco de meio limão

Modo de preparo: 
Siga os passos a) a d) da receita anterior. 
a) Adicione os paus de canela à panela durante o cozimento das bananas. 
b) Prossiga com os passos e) e g) da receita anterior. 
Experimente essas receitas e desfrute do sabor único e das vantagens do licor de banana! 

Lembre-se de consumir com moderação e, se desejar, adapte as receitas de acordo com o seu gosto pessoal. 

Conclusão O licor de banana é uma bebida saborosa, versátil e repleta de vantagens. Além de seu sabor tropical irresistível, ele oferece propriedades medicinais e pode auxiliar na digestão. Com as receitas apresentadas, você pode facilmente fazer seu próprio licor de banana em casa e desfrutar dessa delícia em diversas ocasiões. Seja para saborear puro, misturar em coquetéis ou adicionar a sobremesas, o licor de banana certamente irá encantar o seu paladar. Aproveite e compartilhe essa experiência com seus amigos e familiares!