O molho branco ou bechamel, é um clássico da culinária francesa. O molho branco é preparado com leite, e depois é engrossado com farinha e manteiga. 

O molho branco ou bechamel, deve ter coloração ou cor marfim, a aparência de creme, e o seu sabor não deve saber a farinha crua. 

Depois de cozido, o molho branco deve ser temperado de acordo com os alimentos que o molho branco vai acompanhar. 

O molho branco ou bechamel, é ainda a base de muitos outros molhos, sopas, cremes, recheios e souflés.

O molho branco, apesar de muitas variações, é o que se chama na gastronomia, de molho bechamel, muito usado nas culinárias francesa e italiana. Tendo como base o leite, é considerado um molho base (para outros molhos, sopas, cremes, recheios e souflés), e ainda admite várias alterações e transformações, o que faz com que seja um ótimo acompanhamento para massas, frango e peixes.

Segundo alguns, o molho branco ou bechamel, teria sido criado por um jovem cozinheiro do século dezanove, o francês Antoine Carême, considerado por muitos, o primeiro chefe celebridade. No entanto, o nome bechamel pode ser alusivo a Louis Béchameil de Nointel, maître de hotel do rei francês Luís XIV, o rei Sol, que viveu dois séculos antes, havendo registos de que os molhos à base de creme de leite, já existiam nessa altura.

Um dos segredos para o molho branco ficar delicioso, é temperá-lo com noz-moscada. E se o molho começar a formar bolinhas (empelotar), podemos socorrer-nos do liquidificador.

Receita para fazer Molho Branco tradicional, que irá demorar cerca de vinte minutos a preparar (Nota - no final do artigo, há duas receitas de molho branco mais saudáveis):

Ingredientes para a preparação do molho branco:

a) cento e cinquenta gramas de manteiga;

b) uma cebola picada de tamanho médio;

c) uma xícara/chávena (chá) de farinha de trigo (cento e dez gramas);

d) um litro de leite integral (dá-se o nome de leite integral, ao leite de vaca que não passa por nenhum processo que remova a sua gordura, sendo consumido com grande parte de suas características nutricionais originais. O leite integral, é o leite mais consumido do mundo, sendo comercializado após um processo de pasteurização, que ajuda a garantir um maior período de validade. Os leites integrais são alimentos com alto teor de gordura, e possuem vitaminas A, K e as do complexo B).

Procedimento para preparar o seu molho branco:

a) Derreta a manteiga. 

b) Refogue a cebola em fogo/lume brando até murchar.

c) Adicione a farinha e mexa com um batedor de arame (fouet), durante cerca de dois minutos.

d) Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de arame (fouet).

e) Mantendo o fogo/lume brando, mexa com o fouet até que o molho branco fique espesso/grosso.

f) Tempere com sal e noz-moscada a gosto.

g) Agora desfrute do molho branco que acabou de preparar.

Reparos na preparação do molho branco/bechamel:

Leite: Nesta receita de molho branco, foi usado leite Integral (dá-se o nome de leite integral, ao leite de vaca que não passa por nenhum processo de remoção da sua gordura, sendo consumido com grande parte das suas características nutricionais originais. O leite integral, é o tipo de leite mais consumido do mundo, sendo comercializado após um processo de pasteurização, que ajuda a garantir maior tempo de validade. Os leites integrais são alimentos com alto teor de gordura, e possuem vitaminas A, K e as do complexo B). No entanto se preferir, pode utilizar qualquer outro tipo de leite (leite vegetal e até mesmo, leite sem lactose).

Para os intolerantes à lactose, pode-se usar manteiga de garrafa (a manteiga de garrafa é um dos ícones da culinária nordestina do Brasil) que deixa um sabor incrível no molho.

Maisena: O molho branco com maisena não é uma grande ideia. O molho branco fica gelatinoso. Se for intolerante ao glúten, dilua/dissolva duas colheres de sopa de maisena no leite, antes de o colocar na panela e cozinhar até atingir o ponto.

Conservação: Pode congelar o molho branco, depois deste ficar frio, num pote bem tapado por um período de três meses, ou guardar em geladeira/frigorífico durante quatro dias. No entanto, lembre-se que depois de frio, o molho branco engrossa. Então quando for aquecer, adicione um pouco mais de leite.

Os molhos fazem toda a diferença nos pratos: deixam as receitas ainda mais suculentas/saborosas, e ficam bem com massas, como a lasanha ou o macarrão. Conjugam-se lidamente ao seremservidos com carnes, como almôndegas ao molho, frango com molho de iogurte ou salmão com molho de maracujá. 

Lancei-me na aventura de fazer molho branco, mas as coisas não correram bem. E agora. O Que faço? 

Na hora de mexer, dê preferência ao fuet e mexa sem parar. Deste modo, o molho vai ficar homogéneo (todo com o mesmo aspeto) e liso.

Se o seu molho branco empelotar (formar bolas), não perca a calma. Leve-o ao liquidificador, e bata até ficar homogéneo e na consistência desejada.

Caso queira um molho branco mais encorpado, acrescente um pouco mais de farinha e manteiga. Mas cuidado! O molho não deve ficar muito grosso! 


Receita de molho branco fit

Ingredientes:

Duas colheres (café) de azeite;

Um copo grande de leite desnatado;

Uma cebola pequena picada;

sal e pimenta a gosto (quanto baste - qb);

Duas colheres de queijo ralado light;

Uma colher (sopa) de amido de milho (Maisena);

Uma colher (chá) de noz-moscada ralada;


Modo de preparo do molho branco fit:

a) Numa panela, aqueça o azeite em fogo médio.

b) Deixe aquecer. Coloque a cebola e deixe dourar.

Dica: Pode adicionar um pouquinho de alho para dar um sabor  diferente (opcional).

c) Junte o queijo ralado e misture tudo.

d) Num recipiente separado, dissolva o amido de milho (maisena) com um pouco do leite.

e) Despeje o leite que sobrou na panela e espere o leite borbulhar (levantar fervura).

f) Antes de levantar completamente a fervura, adicione o amido de milho (maisena) dissolvido no leite.

g) Deixe engrossar e desligue o fogo/lume assim que o molho branco estiver homogéneo e liso.

h) Tempere com sal e pimenta, se achar necessário.

i) Acrescente a noz-moscada. Misture tudo, e use o molho branco no prato que desejar!


E que tal experimentar um molho branco/Bechamel sem usar farinha e leite?

Nesta versão do molho branco/bechamel, vamos trocar os ingredientes tradiconais, por escolhas mais saudáveis, como o leite de castanhas, farinha de batata-doce ou farinha de arroz, e o óleo de coco.

Ingredientes para a preparação do molho branco saudável:

a) cento e cinquenta gramas de castanha-do-pará;

b) três colheres de sobremesa de óleo de coco; 

c) três colheres de sobremesa de farinha de batata doce;

d) Sal rosa (sal do Himalaia);

e) pimenta do reino a gosto;

f) noz moscada moída a gosto;

Modo de preparação do molho branco:

a) Deixe a castanha de molho em água fria, durante oito horas; 

b) Terminadas as oito horas, deite a água fora.

c) Bata as castanhas num liquidificador, acrescentando o dobro da quantidade de água (uma porção de castanha para duas porções de água fria). 

d) Bata até formar um líquido branco. 

e) Coe/filtre. O leite vegetal está pronto. 

Dica para poupar: com o que sobrou da castanha e que ficou na peneira, faça um queijinho vegetariano. Basta temperar com sal, pimenta e especiarias. Ou então, coloque a castanha no forno a temperatura baixa durante algumas horas, até formar uma farinha de castanha. 

f) Voltando à receita do molho branco, numa panela, adicione o óleo de coco com a farinha, e mexa bem durante alguns minutos. Pode parar de mexer, quando a mistura começar a mudar de cor. 

g) Retire a panela do fogo/lume. Adicione lentamente o leite vegetal, não esquecendo de mexer sempre muito bem a mistura. Se tiver um fouet (batedor de ovos metálico em português) em casa, utilize-o, pois é o melhor para que a mistura não faça bolinhas/empelote. 

h) Coloque novamente a panela no fogo/lume. 

i) Aumente a temperatura, e mexa vigorosamente até começar a ferver.

j) Quando o leite levantar fervura, baixe novamente o fogo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

k) Deixe cozinhar por mais ou menos dez minutos. 

O molho bechamel não pode endurecer muito. Ele é um creme liso, mas ainda líquido.

Boas refeições, com quem mais gosta/ama. 

Seja feliz.