iogurte natural
Para preparar iogurte natural, vamos precisar de:

a) um litro de leite (integral ou desnatado);
b) um pote de iogurte natural (integral ou desnatado)

Modo de preparação do iogurte natural:

Primeiro passo) Aquecer bem o leite. Apague o lume antes do leite começar a ferver. A temperatura do leite deve situar-se entre os quarenta graus Celsius e os cinquenta graus Celsius.

Segundo passo) Caso não tenha um termómetro, a temperatura deve ser testada com o seu dedo indicador (é o dedo com mais sensibilidade. Não é à toa que os bebés o utilizam para explorar). Mergulhe a ponta do dedo durante dez segundos no leite. Se conseguiu suportar a temperatura durante esse período, é esse o ponto.

Terceiro passo) Agora acrescente o iogurte natural ao leite.

Quarto passo) Misture bem.

Quinto passo) Coloque em potinhos de vidro individuais, ou numa tigela grande de vidro.

Sexto passo) Caso o recipiente que está a utilizar, não tenha tampa, cubra-o com papel filme. Aqueça o seu forno até este atingir duzentos e quarenta graus Celsius. Quando chegar a esta temperatura, desligue o forno, e coloque os recipientes com o iogurte no forno durante quinze minutos. Como já se deve ter apercebido, o forno é para funcionar como uma espécie de estufa para o iogurte. Os potes devem ficar em repouso no forno durante cerca de oito horas. O calor é que irá ser o responsável pela formação do iogurte.

Sétimo e último passo) Terminando este período de tempo, coloque o iogurte para gelar. Após o iogurte ficar firme, se preferir pode adoçá-lo com mel, ou bater com frutas a seu gosto.


Iogurte grego
Caso queira aproveitar ainda mais a sua receita, e transformar o seu iogurte natural em iogurte grego faça o seguinte:

Depois que o iogurte natural esteja pronto, e antes de o levar para gelar, passe o iogurte numa peneira. Sobre a travessa coloque um pano de prato limpo. Faça um espécie de trouxinha com o iogurte dentro e deixe na geladeira por 6 horas. Durante este período de tempo, o soro irá escorrer e separar-se do iogurte. O que fica na trouxinha, é o iogurte grego!