Roubaram o meu telemóvel (celular). E eu que pensava que isto só acontecia aos outros! E agora?

Só para termos uma ideia do problema, no Brasil, nas principais capitais, são roubados sessenta e três celulares (telemóveis) por hora!

Vamos dar algumas dicas, caso o seu celular (telemóvel) seja roubado.

Vamos começar as nossas dicas, falando na prevenção. Isso mesmo. O que devemos fazer antes do celular (telemóvel) ser roubado.

Permita o rastreio remoto do seu celular (telemóvel): No sistema operativo Android, procure por "Encontrar o meu dispositivo" ou "Encontre o meu telefone". Ao realizar este passo, conseguirá localizar o seu celular (telemóvel) e, caso seja necessário, apagar os seus dados. No caso concreto do meu Samsung A70, vá a "Biometria e segurança" e depois vá a "Buscar o meu telefone"

Se é possuidor(a) de um Iphone, vá a "configurações" ou "definições", toque na sua Apple ID (no seu nome), abra a configuração ou definições da sua iCloud, e permita "Encontrar o meu telefone". A partir de agora, poderá localizar ou apagar os seus dados do seu IPhone, a partir do sítio da iCloud.

Use forte palavra passe forte: Uma palavra passe complicada, poderá ser difícil de ser descoberta pelo ladrão. É a única forma de aumentar a probabilidade do seu celular (telemóvel) não ser acedido. Uma palavra passe forte contém letras maiúsculas, números e símbolos (por exemplo @).  Se quiser descobrir até que ponto a sua palavra passe é segura, escreva-a neste sítio, Este sítio fará um cálculo, e irá dizer em quanto tempo a sua palavra passe será descoberta. 
Se não quiser inserir uma palavra passe complicada de cada vez que for ligar o seu celular (telemóvel), utilize a autenticação biométrica do seu aparelho. 

Torne as suas Notificações privadas: Se tem medo que os ladrões leiam as suas notificações no ecrã de bloqueio do seu celular (telemóvel), faça com que as notificações no ecrã de bloqueio sejam privadas. 

Permita a sincronização dos seus dados na cloud: Localize remotamente o seu aparelho. Se foi roubado, apague os seus dados. Informe o seu operador que o seu aparelho foi roubado. Se realizar este procedimento, o seu cartão SIM será bloqueado, e não poderá ser usado em outro aparelho.

Verifique as suas contas. Mude as suas palavras passe. Especialmente as do banco e das contas de email.