Eu adoro fazer esse camarão, talvez porque em criança eu não conseguia entender como é que as pessoas adoravam camarão e eu detestava, nem podia sentir o cheiro e como era um prato tão caro. Mas quando cresci e fui provando aqui e ali, mudei de opinião. Hoje adoro e faço camarão com alguma regularidade, pois há vários tipos de camarão, vários tamanhos e procedências e imensas receitas, por isso estou sempre a provar novas maneiras de apresentar essa maravilha da gastonomia. Quando vou receber alguém em casa, gosto de fazer uma comida de forno, porque deixo tudo pronto e assim pode-se dar mais atenção as pessoas e as conversas, então vamos a receita:
- comprei camarão de tamanho médio e descasquei-o. Fiz um refogado bem avantajado com cebola roxa e cebola doce, azeite, sal, pimenta e gengibre em pó, até ela ficar levemente dourada. Acrescento o camarão todo até mudar de cor, o que só é preciso de alguns breves minutos. Depois acrescento duas colheres de sopa de farinha de trigo e envolvo bem em fogo brando. Acrescento queijo creme (requeijão no Brasil), cubos de bacon (já feitos no micro ondas), fiambre em cubos e queijo aos cubos também. Desta vez, só acrescentei o queijo creme, tipo Philadelfia, mas em outras vezes, acrescentei molho branco, feito em casa.
Depois coloquei um pacote de natas e levei tudo num pirex com queijo por cima, para gratinar e a acompanhar arroz branco, com uma salada. Para beber, quem gosta de um bom vinho branco geladinho ou tinto, à temperatura ambiente, ou para quem não bebe álcool, uma limonada bem geladinha.
Agrada sempre e eu adoro.
Já fiz essa receita com peito de frango em cubos a substituir o camarão e também já substitui o creme de leite (natas) por leite de côco, também parecia outra receita.
Há que inovar e surpreender, sempre!