O ano passado, dei a uma amiga, um açúcar aromatizado, que ela adorou... fiz em três frascos, cada qual com a sua opção:
- no primeiro triturei a fava da baunilha e misturei ao açúcar e além de ficar visualmente apelativo, tinha um aroma e sabor, inigualável.
- no segundo triturei cascas de laranja (sem a parte branca, porque essa amarga) e misturei ao açúcar.
- no terceiro, triturei a casca de limões amarelos e limas e misturei ao açúcar.
Pode ser utilizado para adoçar os chás e para fazer sobremesas, por exemplo um bolo de iogurte com o açúcar aromatizado com lima, tem logo outro aroma e um sabor mais agradável.
Visualmente ficou muito bonito, um tinha pequenas bolinhas pretas, da baunilha, o outro, era alaranjado e o terceiro, verde e amarelo.
Coloquei etiquetas com o nome e a data e enfeitei-os com fitas na tampa e coloquei numa caixa de madeira, que depois pode servir de caixa de chás.
Ela adorou e esse ano, vou inovar, vou dar a mesma amiga, sal aromatizado com cravo, sementes de coentros e pimenta rosa. Não os fiz ainda, mas já comprei tudo, frascos bem bonitos com tampas douradas, as etiquetas, os condimentos e o sal. Falta por mãos as obras. De certeza, vai fazer sucesso.
Experimentem também.