Vou fazer queijo fresco.... ui que medo, a primeira vez que disse isso para mim mesmo, fiquei cheia de medo pois será que ia correr bem, será que conseguiria sair alguma coisa de jeito. Já tinha visto o meu irmão a fazer imensas vezes, queijo fresco e não tinha mãos a medir, eram tantas encomendas que não dava conta. Mas eu sempre o ajudei, mas aprender nunca aprendi. Mas essa receita era mais simples, pois era confeccionada na minha querida Bimby, mas mesmo assim fiquei com um friozinho na barriga e muitas dúvidas, porém quando fui a um curso, vi as agentes a fazerem e parecia um passo de mágica pois o queijo foi feito na aula e ainda conseguimos prová-lo ao final do workshop
.
A receita medida: 1.000 gramas de leite (e agora já fiz com o meio gordo e com o magro, mas julgo que fica melhor com o meio gordo) mais 100 gramas de leite em pó, sal (eu também já fiz com alecrim e com óreganos) e 25 gotas de coalho líquido (que comprei na farmácia), mas eu coloquei por minha conta (sim, lembram, eu estava com muitos medos...) 30 gotas do coalho.
Coloquei no copo o leite, o leite em pó e programei 5 minutos, temperatura 37ºC na velocidade 4.
Juntei o coalho e misturei 30 segundo ainda na velocidade 4.
Retirei para uma tigela e deixei repousar 35 minutos para adquirir consistência.
Depois desse tempo, verti para o cesto da Bimby com ajuda de uma espátula e deixei sobre um prato fundo para verter o soro do suposto queijo.
Coloquei no frigorífico e deixei por dois dias a repousar para verter todo o liquido, soro.
Sou sincera, na primeira vez que fiz, mal chegou o fim do primeiro dia, já fui provar, estava mais mole mas comemos todo o queijo com uma pimentinha preta moída por cima e torradinhas, ui foi maravilhoso. Na segunda vez, fui mais paciente, esperei pelos dois dias e o resultado foi muito melhor. Até parecia um queijo comprado e fiquei toda orgulhosa, afinal sei fazer queijo fresco.
Experimentem, aventurem-se.