Quando era mais nova e aventurava-me na cozinha, não sabia de certas dicas e sempre que fazia um pão-de-ló que utilizavam muitas gemas, não aproveitava as claras, jogando as fora.
Hoje, depois de ler, ver e aprender, nunca desperdiço uma clara sequer: congelo-se indicando a data e a quantidade de claras, uma, duas ou três e utilizo-as caso vá fazer uma omelete, por exemplo com três ovos inteiros, acrescento também uma clara (que é tão rica em proteína) ou se for fazer um bolo que diz para utilizar 3 ovos inteiros, se os ovos forem pequenos acrescento a clara que foi congelada.
Outra coisa que aproveito imenso as claras é na confecção de gelados: a fruta da minha preferência (manga, morango ou frutos vermelhos, foi previamente congelada) bato-a na Bimby ou em máquina própria para gelados, acrescento algum açúcar amarelo (que na Bimby foi previamente pulverizado, ficando mesmo em pó) e com a borboleta, acessório da Bimby, acrescento a clara congelada ou previamente descongelada. O gelado ganha aquela consistência igual aos comprados. Fica ótimo de sabor, de leveza e não há cá conservantes, acidulantes, reforçadores de sabor ou corantes, é totalmente natural e assim comemos um  gelado sem peso na consciência e na balança.
Espero que gostem e ponham em prática as dicas....

Beijinhos....