Limoncello é um licor à base de limão, que é originário do sul da Itália.

O Limoncello é feito com limão como já foi dito, álcool, água e açúcar. Deve ser mantido no congelador, para ser desfrutado bem gelado. Ressalvo que esta receita de Limoncello é apenas uma sugestão para a sua produção. Foi escolhida, pela facilidade de utilização dos materiais necessários à preparação do licor, bem como na facilidade de preparação do licor. Se pesquisar na internet, encontrará muitas mais formas de preparar este famosissímo licor.

Para fazer o seu Limoncello caseiro, irá precisar de:

-Oito limões sicilianos (também chamados de limões verdadeiros. Se mora em Portugal, são os limões amarelinhos, normais digamos assim, que se vendem nas lojas) bem lavados;

-Um litro de vodka de boa qualidade;

-Um quarto de quilograma (250g) de açúcar cristal (açúcar cristal, é o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois da cozedura, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Por ser económico e render bastante, o açúcar cristal está sempre presente nas receitas de bolos e doces).

Modo de Preparação do Limoncello caseiro:

-Descasque ou rale cuidadosamente a casca dos limões sicilianos, tendo o cuidado de não atingir a parte branca da casca do limão.

-Numa tigela, pote ou garrafa de vidro, misture a vodka com as cascas dos limões.

-Cubra com filme de PVC, e deixe durante trinta dias num local fresco e escuro.

-Após este período, acrescente o açúcar e mexa todos os dias, cobrindo sempre a mistura, de modo a que esta permaneça no maior escuro possível, até dissolver completamente o açúcar.

-Quando o açúcar se dissolver completamente, filtre ou coe o seu licor. Mande fora as cascas.

-Engarrafe em garrafa vedada e rotule.

-Guarde no freezer ou congelador, e sirva sempre bem gelado. Se for utilizar o Limoncello em receitas retire do freezer ou congelador, alguns minutos antes.