Se puder, não jogo nada fora. Lógico que tem que haver bom senso, mas vou lendo e pondo em prática o que acho bom. Algumas coisas, leio e tento pôr em prática, mas nem tudo é verdade. Outro dia li que deveríamos colocar os paus de canela dentro do azeite para dar sabor. Lá fui eu.... passado alguns meses, nada. Não sinto sabor algum, nem cheiro, nada. Logo tirei a canela de lá. Porém agora coloquei os paus de canela dentro do vinagre e estão em período de experimentação, depois conto como correu. Adoro ter ervas aromáticas dentro do azeite ou do vinagre. Já fiz com alecrim e gostei. Dá mesmo sabor e um cheirinho agradável.
Outra coisa que aproveito imenso, são os limões. Quando estão bem bonitos, descasco-os bem fininho, para não apanhar a parte branca, que amarga e congelo-os. Servem sempre para saborizar algum bolo ou um limon curd. O sumo também congelo em courvetes de gelo ou mesmo num saco de congelação e escrevo antes com uma caneta de tinta permanente: sumo de limão. Utilizo imenso para fazer gelados.

Claras de ovos: congelo e marco com a tal caneta de tinta permanente a informar que é clara de ovo e a quantidade. Também utilizo para bolos ou para acrescentar uma omelete ou ainda, fazer gelados, faz imenso sucesso.
As embalagens ficam sempre viradinhas a aproveitar até a última gota e não é por ser sovina, é porque se fica parte líquida, às vezes molha toda a escada ou o carro, quando transporto o lixo reciclável e também porque acho muito caro os produtos de limpeza e úteis que são, temos mesmo que aproveitar até a última gota, com sabedoria.
O mesmo faço com os tubos de pasta dentrífica ou os cremes hidratantes, podendo, abro sempre a embalagem e com certeza ou ainda escovamos os dentes mais uma vez ou hidratamos o corpo com cremes tão cheirosos.
É mais forte do que eu. Economizar, sempre. Com crise, ainda mais. Se bem que nunca sei quando a crise começa ou acaba, parece que estamos sempre dentro dela. E quando vejo países com mais dificuldades ainda, acho que devemos preservar cada gota, cada cêntimo e dar bom uso a eles.
Se estou certa? Não sei, mas é assim que me sinto em paz.
Beijocas...